9 de dez. de 2009
Introdução ao Livro de Apocalipse
Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas o que em breve há acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João, que da testemunho de tudo o que viu, isto é, a Palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo – Ap. 1.1-3
1. Apocalipse é o apogeu da revelação divina, é a revelação de Jesus Cristo aos seus servos; o termo “revelação” significa literalmente no original retirar, remover completamente, descerrar, tirar fora, como as autoridades fazem nas inaugurações de placas comemorativas, estatuas, retratos; removendo totalmente o pano em que estão envolvidos para que todos possam ver aquilo que até então estava oculto. O termo vem de duas palavras originais: a preposição “apo”, com o sentido de afastado, distante, e o substantivo kalupsis, significando remoção, retirada, revelação, descobrimento.
Apokálupsis (revelação) é exatamente o oposto de “sunkalupto” (esconder, ocultar totalmente, encobrir). Estes dois termos originais com seus dois sentidos aqui abordados, podemos vê-los juntos em Lc. 12.2, onde encoberto é “sunkalupto”, e revelado é “apocalupto”. O termo e seus cognatos aparecem em vários lugares do novo testamento, como em I Co. 1.7; II Ts. 1.7; I Ped. 1.7
O Livro de Apocalipse é o oposto do livro de Gênesis ( aqui fala do começo de todas as coisas), enquanto o outro da consumação; se existem dois livros da Bíblia que o diabo nutre um ódio muito grande estes livros são: Gênesis e Apocalipse, pois Gênesis fala da sua derrota e Apocalipse mostra detalhes como se dará essa derrota.
O Apocalipse contém a última mensagem de Jesus à sua igreja, uma mensagem sobre a sua volta – vide Ap. 22.20.
2.CONCEITOS E MÉTODOS DE INTERPRETAÇÕES DO LIVRO DE APOCALIPSE
2.1. Ponto de vista preterista (Passado)
2.2. Ponto de vista histórico
2.3. Ponto de vista futurista
2.4. Ponto de vista simbólico (ou místico) – também chamado de idealista e espiritualista (espiritualista aqui, nada tem com espiritismo)
3. CONHECENDO ALGUNS DETALHES IMPORTANTE SOBRE APOCALIPSE
O autor do livro de apocalipse é João, ele escreveu esta carta provavelmente no ano 96 d.C., quando se encontrava na Ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do Testemunho de nosso Senhor Jesus Cristo – AP. 1.9, nossa convicção solene é que João o escreveu. Houve trovão quando Deus escreveu as primeiras palavras da Bíblia (cf. Ex. 19.16 e 30.18). Assim, suas últimas palavras só podiam ser escritas por João, “o filho do trovão” – Mc. 3.17; e AP. 22.18.
O livro de apocalipse contém 22 capítulos, 404 versículos, 12.000 palavras e 9 perguntas. È o único livro profético do novo testamento, o livro é composto ao redor do simbolismo do número sete. Há sete cartas, destinadas há sete igrejas, sete selos misteriosos, sete trombetas, sete castiçais de ouro, sete anjos executando juízos divinos, um cordeiro com sete pontas e sete olhos, sete promessas para “aquele que vencer”, sete bem-aventuranças. Sete, declara o Dr. H. Lockyer, Sr., provém de uma raiz hebraica que significa: “ ser completo, satisfeito, ter suficiente”, e transmite a idéia de perfeição ou totalidade.
4. A DIVISÃO GERAL DO LIVRO DE APOCALIPSE
PARTE I – CONCERNENTE AO SENHOR
Capítulo 1 – São coisas passadas no tempo de João – “coisas que viste” – 1.19
PARTE II – CONCERNENTE A IGREJA
Capitulo 2 e 3 – São coisas presentes – “coisas que são” – 1.19
PARTE III – CONCERNENTE AS NAÇÕES
Capítulos 4 a 22 – São coisas futuras – “coisas que brevemente devem acontecer” – 1.19
5. AS SETE BEM-AVENTURANÇAS DO LIVRO DE APOCALIPSE
A Palavra bem-aventurada significa: feliz, no apocalipse vamos encontrar na expressão do número sete como são felizes aqueles que estão nos domínios do Soberano Senhor da Glória, sendo assim temos as chamadas sete bem-aventuranças encontradas no maravilhoso livro, vejamos cada uma delas e atentemos para cada detalhe nelas expostas:
1. “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas que nela estão escritas” – 1.3
2. “Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor” – 14.13
3. “Bem-aventurados aquele que vigia e guarda as suas vestes” – 16.15
4. “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro” – 19.19
5. “Bem-aventurados e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição” – 20.6
6. “Bem-aventurados aquele que guarda as palavras da profecia deste livro” – 22.2
7. “Bem-aventurados aqueles que lavam suas vestes” – 22.14
6. BREVE ESBOÇO DO LIVRO DO APOCALIPSE
Uma das formas de estudo da Bíblia é o chamado estudo sintético, o que inclui o esboço de cada livro. O estudo sintético da Bíblia considera e estuda, entre outras coisas, o seguinte:
• A Bíblia como um todo, isto é, seus 66 livros em conjunto;
• Cada livro da Bíblia como um todo;
• Esboço de cada livro da Bíblia;
Esse método de estudo é prioritário para quem quiser passar à análise dela. Noutras palavras: jamais se deve procurar analisar a Bíblia, seus livros, seus capítulos, versículos, palavras, frases e idéias, sem primeiro fazer uma acurada e completa síntese de tudo isso. Espiritualidade, discernimento espiritual, maturidade são de vital importância aqui. O método sintético pode ser comparado ao viajante que sobe à montanha para obter uma visão global e panorâmica de toda a região que pretende conhecer e explorar detalhadamente. Em se tratando da Bíblia, significa estudar o conteúdo geral de cada um de seus livros antes de cuidar de sua interpretação e/ou análise. Sintetizar é abreviar, esboçar; analisar, é ampliar decompondo. Vejamos:
Cap. 1 – A Visão de Cristo glorificado
Caps. 2,3 – A Igreja no passado e no presente
Cap. 4 – A igreja arrebatada
Cap. 5 – A igreja glorificada
Cap. 6-18 – A grande tribulação
Cap. 19 – A volta Pessoal de Jesus em Glória
Cap. 20 – O milênio e o juízo final
Caps. 21,22 – O perfeito estado eterno
“Ao Rei Consagro o que Fiz” – Sl. 45.1
Pr. José Carlos Alexandre
2 de dez. de 2009
Paz seja convosco,
amados irmãos venho apresentar o nosso segundo CD de mensagens, que tem por titulo: DESEJANDO O AVIVAMENTO, solicitamos as orações dos santos em nosso favor para que Deus através dessa mensagem fale ao coração de muitos crentes, e eles realmente venham a desejar o verdadeiro avivamento. Avivamento é a vida da igreja, sem avivamento a igreja não prospera, não evangeliza, não tem poder; o avivamento nunca deve sair de nossas igrejas; infelizmente alguns tem "matado" o avivamento trazendo doutrinas estranhas ao seio da igreja, o que em vez de avivar o povo, o faz esfriar e abraçar novos modismos.
Que o Senhor Deus em sua infinita bondade nos ajude a desejar e alcançar o verdadeiro avivamento para que possamos ser fortes contra as astutas ciladas do nosso adversário.
Peço a todos os amados que nas suas orações orem por mim e minha familia. AMém!!!
"Ao Rei consagro o que fiz"...Sl.45.1
EM Cristo, Pr.José Carlos Alexandre
1 de dez. de 2009
QUEM É COMO O NOSSO DEUS?
"Quem é como o nosso Deus; que habita nas alturas"...Sl.113.1ss
O Senhor nosso Deus é um ser incomparavel; tanto no seu carater, quanto no seu ser, Ele é o Deus Eterno, o grande Eu Sou; o Senhor que Sara, O Deus de toda a terra, o seu amor transcende todas as coisas, Ele é imutável, infalivel, maravilhoso, só Ele tem o Poder nas mãos; poder para salvar, curar, libertar, renovar. Ele conhece o passado, o presente e o futuro, para Ele tudo que vai acontecer está acontecendo, e tudo que está acontecendo já aconteceu, Ele vive, Ele é Rei, Ele é Senhor, Ele é tudo em todos. Quem pode se comparar a Ele? Quem é como Ele? ajuntai todos os sábios, todos os grandes, todos os filosofos, todos os reis desta terra e vede se algum deles possa ser comparado com o nosso Deus. A Ele eu quero tributar toda honra e toda glória, todo o louvor e ações de graças, pois tudo depende Dele, tudo vem Dele, dele é o céu e a terra, o mar e tudo o que nele não, Ele é o Deus infinito, insondável, imortal, o grande Rei de toda a terra. Só Ele faz maravilhas, só Ele transforma o homem, só Ele faz milagres extraordinários, somente Ele revela o profundo e o escondido, somente Ele abençoa e renova nossas forças, entreguemos nossas vidas a Ele e seremos totalmente abençoados por Ele; Pois Ele levanta o homem do pó e o faz assentar com os principes do seu povo; Ele tira uma prostitua da vida de pecado e faz dela uma missionária, Ele liberta um traficante e faz dele um pastor, Ele muda completamente o homem que o aceita e se rende a Ele. Por isso quero louva-lo de toda minha alma e dizer-lhe: obrigado Senhor por seu grande amor e Poder para conosco e por tua graça e misericordia em nossa vida e sobre nossa familia, e eu quero bradar do mais profundo do meu coração: QUEM É COMO O NOSSO DEUS ?
Em Cristo
Pr. Alexandre
O Senhor nosso Deus é um ser incomparavel; tanto no seu carater, quanto no seu ser, Ele é o Deus Eterno, o grande Eu Sou; o Senhor que Sara, O Deus de toda a terra, o seu amor transcende todas as coisas, Ele é imutável, infalivel, maravilhoso, só Ele tem o Poder nas mãos; poder para salvar, curar, libertar, renovar. Ele conhece o passado, o presente e o futuro, para Ele tudo que vai acontecer está acontecendo, e tudo que está acontecendo já aconteceu, Ele vive, Ele é Rei, Ele é Senhor, Ele é tudo em todos. Quem pode se comparar a Ele? Quem é como Ele? ajuntai todos os sábios, todos os grandes, todos os filosofos, todos os reis desta terra e vede se algum deles possa ser comparado com o nosso Deus. A Ele eu quero tributar toda honra e toda glória, todo o louvor e ações de graças, pois tudo depende Dele, tudo vem Dele, dele é o céu e a terra, o mar e tudo o que nele não, Ele é o Deus infinito, insondável, imortal, o grande Rei de toda a terra. Só Ele faz maravilhas, só Ele transforma o homem, só Ele faz milagres extraordinários, somente Ele revela o profundo e o escondido, somente Ele abençoa e renova nossas forças, entreguemos nossas vidas a Ele e seremos totalmente abençoados por Ele; Pois Ele levanta o homem do pó e o faz assentar com os principes do seu povo; Ele tira uma prostitua da vida de pecado e faz dela uma missionária, Ele liberta um traficante e faz dele um pastor, Ele muda completamente o homem que o aceita e se rende a Ele. Por isso quero louva-lo de toda minha alma e dizer-lhe: obrigado Senhor por seu grande amor e Poder para conosco e por tua graça e misericordia em nossa vida e sobre nossa familia, e eu quero bradar do mais profundo do meu coração: QUEM É COMO O NOSSO DEUS ?
Em Cristo
Pr. Alexandre
26 de nov. de 2009
SEITAS E HERESIAS
1. DEFINIÇÃO
Segundo o dicionário Aurélio assim é definida uma seita:
a) Doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos;
b) Teoria de um mestre seguida por numerosos prosélitos;
c) Facção, partido.
• O termo seita vem do substantivo latino “SECTA” e do verbo “SEQUI” que significa seguir. No grego temos a palavra “HAIRESIS” (heresia) e significa: escolha, seleção, preferência. Daí surgia a palavra seita, por efeito de semântica.
• Do ponto de vista cristão, diz o Pastor Antonio Gilberto: significa “o individuo ou grupo afastar-se da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias idéias ou de outrem. Em matéria de religião, é a perversão do evangelho – II Tm. 1.13. O termo “HAIRESIS” aparece 5 vezes no Novo Testamento – vide: At. 5.17; 15.5; 24.5; 26.5; 28.22.
• No sentido bíblico “seita” é todo desvio da verdade divina como revelada nas Santas páginas das Escrituras Sagradas. As seitas seduzem pela força de suas convicções, pela sinceridade de seu entusiasmo e pela simplicidade de sua doutrina.
2. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA SEITA
2.1. Tem a tendência de se prender as coisas menores, negligenciando as mais importantes;
2.2. Prendem-se a certas verdades periféricas;
2.3. Não apresentam o Senhor Jesus como o centro das atenções, mas sim seus fundadores, profetas ou outros deuses;
2.4. Utilizam textos bíblicos isolados, interpretando-os, fora dos princípios da Hermenêutica;
2.5. Utilizam-se de fontes de autoridades fora das Escrituras como: livros, interpretações, sonhos etc.;
2.6. Seus fundadores em geram possuíam baixo padrão moral;
2.7. Tendem ao fanatismo;
2.8. A salvação é obtida através do esforço do próprio homem.
Nota: O estudo da heresiologia é importante, sobretudo pelo fato de os ensinos heréticos e o surgimento das seitas falsas, serem parte da escatologia bíblica, a doutrina que trata das últimas coisas. Paulo, Pedro e João escreveram muito ousadamente contra os heresiarcas – vide: I Tm. 4.1; II Ped. 2.1-3; I João 2.18-22
3. COMO IDENTIFICAR UMA SEITA
Uma seita é identificada, em geral, por aquilo que ela prega a respeito dos seguintes pontos:
3.1. Sobre a Bíblia Sagrada;
3.2. Sobre a Pessoa de Deus;
3.3. Sobre a queda do homem e o pecado;
3.4. Sobre a pessoa e obra de Cristo;
3.5. Sobre a Salvação e o Porvir.
Se o que uma seita ensina sobre esses assuntos, não se coadunam com as Escrituras, podemos estar certos de que estamos diante de uma seita herética.
4. FATORES QUE PROMOVEM O SURGIMENTO DE SEITAS
4.1. O diabo;
4.2. A ação diabólica no mundo – II Co. 4.4;
4.3. A ação diabólica contra a igreja – Mt. 13.25;
4.4. A ação diabólica contra a Palavra de Deus – Mt. 13.19
4.5. A Falsa Hermenêutica – II Ped. 3.16
4.6. O descuido da igreja em pregar o evangelho – Mt. 13.25
4.7. Imaturidade espiritual – Ef. 4.14
Obs.: A importância de haver ensino na igreja – I Tm. 1.3; II Tm. 3.5; Gl. 5.1; Cl. 2.6,7
“Ao rei consagro o que fiz...”
Pr. José Carlos Alexandre
Visite meu blog: http://prjosealexandre.blogspot.com/
8 de nov. de 2009
A TRAJETÓRIA BRILHANTE DE UM VERDADEIRO SERVO DE DEUS
COMBATI O BOM COMBATE ACABEI A CARREIRA E GUARDEI A FÉ...DESDE AGORA A COROA DA JUSTIÇA ESTA RESERVADA NÃO SÓ A MIM;MAS A TODOS QUANTO AMAREM A SUA VINDA...
Meus amados irmãos em Cristo Jesus, as palavras do apostolo Paulo foram cumpridas na vida do meu querido sogro, neste dia 06 de novembro, precisamente as 6:30hs, ele deixava esta vida para adentrar nas mansões celestiais e estar assim para sempre com o senhor. Momento este dificil para nós que ficamos, mas também momento de reflexão, a partida de um servo de Deus é sempre um alerta para nós que ficamos aqui na terra; é momento de refletirmos, de consagrar nossa vida a Deus, pois a qualquer momento Deus tambem poderá nos chamar.
Pastor João, foi um verdadeiro servo do Mestre, homem que deu sua vida pelo evangelho, trabalhou para Cristo até não reunir mais forças fisicas para estar na casa do Senhor; homem sensivel a voz do Espírito, trabalhava com denodo e imensa dedicação em prol da igreja, amante da escola dominical, leitor da Bíblia, homem de oração e de muita comunhão com Deus, deixa-nos um legado maravilhoso, de uma história que o tempo não poderá apagar; eu vivi junto dele, passavamos horas e horas falando da Palavra, e não era raro os momentos que ele chorava copiosamente ao falarmos das histórias bíblicas; falavamos dos profetas, dos milagres de Jesus, da oração, falavamos do céu, céu que agora ele estar lá, céu que ele tanto almejou; oh quantas saudades sentirei dessas nossas conversas, dos conselhos, das preocupações que ele tinha para comigo, do apoio, das orações e do verdadeiro amor que ele nutria por nós, fica a saudade e também a certeza de que na manhã alegre da ressurreição nos veremos de novo; agora não para chorar a dor da morte, da separação, mas sim a alegria de nos vermos no céu de luz e estarmos para sempre com o Senhor.
Mediante tudo isso que aqui expus, faltam-me palavras para falar mais desse grande pastor, homem, esposo, amigo, conselheiro, pai, e sobretudo do que ele representou para nós; mas venho em profunda gratidão ao meu Senhor dizer: Obrigado Senhor pelos anos que deixaste ele conosco, foi muito bom, e agora nós queremos seguir seu exemplo e também ser fiel a ti até a hora da nossa partida deste mundo.
Pr. Alexandre
Ao Rei Consagro o que fiz...Sl.45.1
Meus amados irmãos em Cristo Jesus, as palavras do apostolo Paulo foram cumpridas na vida do meu querido sogro, neste dia 06 de novembro, precisamente as 6:30hs, ele deixava esta vida para adentrar nas mansões celestiais e estar assim para sempre com o senhor. Momento este dificil para nós que ficamos, mas também momento de reflexão, a partida de um servo de Deus é sempre um alerta para nós que ficamos aqui na terra; é momento de refletirmos, de consagrar nossa vida a Deus, pois a qualquer momento Deus tambem poderá nos chamar.
Pastor João, foi um verdadeiro servo do Mestre, homem que deu sua vida pelo evangelho, trabalhou para Cristo até não reunir mais forças fisicas para estar na casa do Senhor; homem sensivel a voz do Espírito, trabalhava com denodo e imensa dedicação em prol da igreja, amante da escola dominical, leitor da Bíblia, homem de oração e de muita comunhão com Deus, deixa-nos um legado maravilhoso, de uma história que o tempo não poderá apagar; eu vivi junto dele, passavamos horas e horas falando da Palavra, e não era raro os momentos que ele chorava copiosamente ao falarmos das histórias bíblicas; falavamos dos profetas, dos milagres de Jesus, da oração, falavamos do céu, céu que agora ele estar lá, céu que ele tanto almejou; oh quantas saudades sentirei dessas nossas conversas, dos conselhos, das preocupações que ele tinha para comigo, do apoio, das orações e do verdadeiro amor que ele nutria por nós, fica a saudade e também a certeza de que na manhã alegre da ressurreição nos veremos de novo; agora não para chorar a dor da morte, da separação, mas sim a alegria de nos vermos no céu de luz e estarmos para sempre com o Senhor.
Mediante tudo isso que aqui expus, faltam-me palavras para falar mais desse grande pastor, homem, esposo, amigo, conselheiro, pai, e sobretudo do que ele representou para nós; mas venho em profunda gratidão ao meu Senhor dizer: Obrigado Senhor pelos anos que deixaste ele conosco, foi muito bom, e agora nós queremos seguir seu exemplo e também ser fiel a ti até a hora da nossa partida deste mundo.
Pr. Alexandre
Ao Rei Consagro o que fiz...Sl.45.1
29 de out. de 2009
Forças em meio as fraquezas da vida
Da Fraqueza, tiraram forças - Hb. 11.34
Amados irmãos em Cristo Jesus, reconhecemos que há momentos tão dramáticos em nossa vidas, que as vezes parece que vamos sucumbir em meio as diversidades que passamos.Mas a Palavra de Deus nos mostra de maneira clara, que nos momentos de aflições e embates da lida cristã, Deus nos fortalece, nos enche do seu Espírito, e nos faz fortes em meio as lutas da vida; ou seja Deus nos ajuda tirar forças da nossa fraqueza; foi assim com os herois da fé, mencionados no capitulo 11 da carta aos Hebreus, e conosco não será diferente. Vamos manter nosso animo em meio as lutas desta vida, e nunca vamos nos desanimar, pois a graça de Deus nos basta, e nos dar força para a caminhada. Saiba que hoje Deus está tirando forças da tua fraqueza, e está te capacitando para venceres o inimigo e todos os gigantes que aparecerecem em teu caminho. Não pense que você é fraco, a Bíblia diz: "Diga o fraco eu sou forte", você é mais que vencedor - I Co. 15.57, Deus hoje te toma pela tua mão e te ajuda, creia nisso em nome de Jesus.
"Ao Rei consagro o que Fiz"... Sl.45.1
Amados irmãos em Cristo Jesus, reconhecemos que há momentos tão dramáticos em nossa vidas, que as vezes parece que vamos sucumbir em meio as diversidades que passamos.Mas a Palavra de Deus nos mostra de maneira clara, que nos momentos de aflições e embates da lida cristã, Deus nos fortalece, nos enche do seu Espírito, e nos faz fortes em meio as lutas da vida; ou seja Deus nos ajuda tirar forças da nossa fraqueza; foi assim com os herois da fé, mencionados no capitulo 11 da carta aos Hebreus, e conosco não será diferente. Vamos manter nosso animo em meio as lutas desta vida, e nunca vamos nos desanimar, pois a graça de Deus nos basta, e nos dar força para a caminhada. Saiba que hoje Deus está tirando forças da tua fraqueza, e está te capacitando para venceres o inimigo e todos os gigantes que aparecerecem em teu caminho. Não pense que você é fraco, a Bíblia diz: "Diga o fraco eu sou forte", você é mais que vencedor - I Co. 15.57, Deus hoje te toma pela tua mão e te ajuda, creia nisso em nome de Jesus.
"Ao Rei consagro o que Fiz"... Sl.45.1
A oração de um justo
Põe colírio nos meu olhos, SENHOR (ap. 3.18).Eles são maus; e porque são maus, expõe-me o corpo a trevas mui perigosas (Mt. 6.23). Ajuda-me ó Deus puro e Santo, a erguê-los para Cristo Jesus, Auto e Consumador da fé (Hb. 12.2); a pô-los na brancura virginal dos Lírios (Mt. 6.28); a eleva-los para os montes e depois olhar para o alto donde vem socorro(Sl. 121.1). Não quero apenas ouvir-te a voz, Senhor, mais ver-te (Jô. 42.5). E como te verei com estes olhos? Aponta-me o Siloé (Jô. 9.7), em cujas águas possa remover o lodo restaurador dos meus olhos enfermos. Porque hie de prender, apavorado, meus olhos as forças desta vida, se fitando no Senhor, possa caminhar sobre ondas revoltas sem perigo de naufragar ( Mt. 14.29). Que consolo há em saber que os teus olhos repousam sobre os justos. (I Ped.3.12)
(Extraído do livro Apocalipse versículo por versículo de autoria do Pastor Severino Pedro da Silva)
21 de out. de 2009
OS DIAS QUE MUDARÃO O RUMO DA SUA VIDA
“O Espírito do Senhor se apossará de ti, e tu profetizarás a eles e tu serás transformado em outro homem” – I Sm. 10.6
INTRODUÇÃO: Todos nós precisamos de mudança em nossa vida, mudança para melhor, e esse mudança só é possível quando começarmos a compreender o que Deus deseja para nossas vidas. Mais quais serão os dias que poderão mudar o rumo de nossas vidas? Vejamos:
1. NO DIA EM QUE COMPREENDERES O QUE SIGNIFICA ADORAÇÃO
1.1. A importância da adoração
1.2. O valor da adoração
1.3. o preço da adoração
1.4. o resultado da adoração
um lembrete: Deus está procurando adoradores – João .4.23, seja um adorador e verás que mudança Jesus fará em sua vida.
2. NO DIA EM QUE TIVERES UMA REAL EXPERIÊNCIA COM DEUS
2.1. A experiência deve ser pessoal
2.2. A experiência é de grande valor na vida cristã
2.3. A experiência ajuda muito
mire-se no exemplo de Jó – eu te conhecia só de ouvir, mais agora meus olhos te vêem – Jó 42.1-5; de Isaias – eu vi o Senhor num alto e sublime trono – Is. 6.1ss
3. NO DIA EM QUE FORES CHEIO PELO ESPIRITO SANTO
3.1. Ele guiará tua vida
3.2. Ele te renovará completamente
3.3. Ele santificará tua vida
3.4. Ele avivará tua vida
3.5. Ele revelará o que Deus quer para sua vida
Pr. José Carlos Alexandre
"AO REI CONSAGRO O QUE FIZ"...SL.45.1
INTRODUÇÃO: Todos nós precisamos de mudança em nossa vida, mudança para melhor, e esse mudança só é possível quando começarmos a compreender o que Deus deseja para nossas vidas. Mais quais serão os dias que poderão mudar o rumo de nossas vidas? Vejamos:
1. NO DIA EM QUE COMPREENDERES O QUE SIGNIFICA ADORAÇÃO
1.1. A importância da adoração
1.2. O valor da adoração
1.3. o preço da adoração
1.4. o resultado da adoração
um lembrete: Deus está procurando adoradores – João .4.23, seja um adorador e verás que mudança Jesus fará em sua vida.
2. NO DIA EM QUE TIVERES UMA REAL EXPERIÊNCIA COM DEUS
2.1. A experiência deve ser pessoal
2.2. A experiência é de grande valor na vida cristã
2.3. A experiência ajuda muito
mire-se no exemplo de Jó – eu te conhecia só de ouvir, mais agora meus olhos te vêem – Jó 42.1-5; de Isaias – eu vi o Senhor num alto e sublime trono – Is. 6.1ss
3. NO DIA EM QUE FORES CHEIO PELO ESPIRITO SANTO
3.1. Ele guiará tua vida
3.2. Ele te renovará completamente
3.3. Ele santificará tua vida
3.4. Ele avivará tua vida
3.5. Ele revelará o que Deus quer para sua vida
Pr. José Carlos Alexandre
"AO REI CONSAGRO O QUE FIZ"...SL.45.1
6 de out. de 2009
Aconselhamento Cristão na Familia
“...Nunca vos deixei de anunciar todo o Conselho de Deus” – At. 20.27
DEFINIÇÃO: Segundo o dicionário Aurélio, aconselhamento é uma “forma de assistência psicológica destinada à solução de leves desajustamentos de conduta. No caso do aconselhamento cristão podemos defini-lo da seguinte maneira: uma forma de assistência espiritual, física e psicológica destinada à solução de todos os desajustamentos de conduta (leia-se pecado) e os desajustamentos de motivação.
1) O QUE CARACTERIZA UM ACONSELHAMENTO, COMO SENDO CRISTÃO
• Deve ser realizado por um cristão;
• Deve ser centrado em Cristo ( Cristo é o centro de tudo, Nele está a fonte da sabedoria)
• Deve ser alicerçado na igreja ( a igreja é maior comunidade terapêutica do mundo)
• Deve ser centrado na Sagradas Escrituras ( A Bíblia é o nosso Manual de fé e conduta, é o único livro que lê nossa vida, em o poder transformador, ela é uma fonte de cura – vide Sl. 107.20)
2) AS 3 GRANDES DIVISÕES DO ACONSELHAMENTO
• EDUCATIVO – envolve a iniciativa por parte do conselheiro, no sentido de ensinar princípios de saúde mental a grupos;
• PREVENTIVO – procura impedir que os problemas se agravem ou evita completamente a sua ocorrência;
• TERAPÊUTICO – envolve ajuda ao individuo, a fim de que ele trate dos problemas existentes da vida.
3) JESUS, O CONSELHEIRO POR EXCELÊNCIA
Ninguém exerceu um papel tão bem na área do aconselhamento como nosso Amado Mestre, através do seu amor, sua vida, seus exemplos, ele levou indivíduos e famílias inteiras a receberam cura para suas feridas, paz para alma, e vida vitoriosa. Por isso a Bíblia o chama de: Conselheiro – Is. 9.6; o Espírito de conselho estava sobre Ele – Is. 11.1,2, na verdade ninguém nunca falou como Ele. Veja:
• Na resposta ao jovem rico – Lc. 18.18-30
• No encontro com Zaqueu – Lc. 19.1-10
• No encontro com a mulher Samaritana – João 4.1ss
• No encontro com Nicodemos – João 3.1ss
• Na resposta dada às irmãs de Lázaro – João 11.23-40
4) ACONSELHAMENTO NA FAMILIA ENVOLVE OS SEGUINTES PROBLEMAS:
Desde a queda do homem no pecado, o homem tem estado em grandes conflitos, trazendo ao mesmo os seguintes problemas:
• Problema ecológico – separando-o da criação;
• Problema sociológico – separando-o dos seus semelhante;
• Problema psicológico – separando-o de si mesmo;
• Problema espiritual – separando-o de Deus...
Somente através da redenção em Cristo Jesus o homem pode tornar-se uma nova criatura e ter forças para vencer os problemas da vida...Acrescente-se ainda que dentro da área de aconselhamento, deparamos com os seguintes traumas que cercam as famílias, tais como:
• Problemas relacionados com a fé
• Problemas sexuais
• Depressão
• Ansiedade/preocupação
• Problemas com os filhos
• Vícios
• Escola/profissão/emprego
• Pré-matrimonial e matrimonial
• Morte
5) A FINALIDADE DO ACONSELHAMENTO
• Estimular o desenvolvimento da personalidade;
• Ajudar os indivíduos a enfrentarem com eficácia os problemas da vida;
• Prover encorajamento e orientação para quem perdeu alguém querido ou esteja sofrendo decepção;
• Levar o individuo a uma relação pessoal com Cristo
6) QUALIDADES INDISPENSÁVEIS A UM CONSELHEIRO CRISTÃO
• Personalidade positiva;
• Cordialidade;
• Sensibilidade;
• Compreensão;
• Sinceridade;
• Cuidado;
• amor
7) CONSELHOS QUE MUDARAM A HISTÓRIA DE FAMÍLIAS INTEIRAS:
• Eliseu aconselhou a viúva a tomar vasos emprestados, e derramar azeite sobre os mesmos. A situação daquela familia era difícil, o marido falecera, e o credor viria buscar seus filhos para serem escravos, ao obedecer os conselhos do homem de Deus, ela viu o milagre na sua família – cf. II Rs.4.1-7
• A sunamita também alcançou a benção na sua família, ao morrer seu filho , ela saiu ao encontro do homem de Deus, conta sua situação, e o homem de Deus, cheio d sabedoria e compaixão, vê sua amargura de alma e vai até sua casa, ora pelo menino e o mesmo ressuscita, trazendo alegria aquela família – cf II Rs. 4.8ss
• Elias aconselha a viúva de Serepta a fazer um bolo primeiro para ele,e depois, para ela e seu filho, ela obedece a voz do profeta e recebe a benção em sua família – II Rs. 17.8-14
• Uma menina levada cativa de Israel, estava a serviço da mulher de Naamã, ao ver que o mesmo era leproso, aconselha: Oxalá o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria, ele restauraria sua lepra, ao tomar conhecimento do fato, Naamã, vai ao encontro de Eliseu, e o mesmo o aconselha a se banhar 7 vezesno Jordão, ao obedecer o conselho do profeta ele recebe a cura de sua lepra – II Rs.5.1-14
LEMBREMOS:
• O aconselhamento aponta sempre para a solução, cura e restauração de vidas, é de suma importância que ouçamos os conselhos que nos são dados, pois com: conselhos prudentes se faz a guerra – Pv. ; e na multidão dos conselheiros há segurança – Pv.
José Carlos Alexandre, Pr.
CEADER 1940
“... e quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais sabedoria ao povo ensinou”
2 de out. de 2009
RETRATO DE UMA FAMILIA FELIZ
“Mulher virtuosa, quem achará? O seu valor excede o de jóias preciosas, o coração de seu marido está nela, confiado e a ele não falta fazendas”- PV. 31.10ss
O texto em apreço que acabamos de citar nos fala de uma mulher cujas virtudes são exaltadas na Palavra de Deus. A mulher de provérbios 31.10ss, é um exemplo de vida a ser seguido por todas as mulheres e também homens que desejam serem felizes na família.
Ao analisarmos todo o texto da citada passagem, podemos descortinar um retrato de família feliz, veja que ela começa sendo feliz na área conjugal; pois diz a Bíblia: o coração de seu marido está nela...que benção.
Ela é uma mulher digna de confiança, essa mulher também é uma ótima negociante, uma bela dona de casa, uma mulher caridosa, uma mulher feliz. Feliz no casamento, feliz no relacionamento com seus filhos, feliz no relacionamento com seus vizinhos.
Veja que essa mulher recebe elogios de todos os lados: marido, vizinhos, filhos e do Senhor. Penso na felicidade que era o lar dessa mulher. Um modelo a ser seguido por todos os lares; lares esses cujo diabo tem tentado destruir a todo custo, vomitando todo lixo do inferno contra a família.
Mas o texto em apreço mostra-nos que é possível ser feliz no lar, então vamos lutar pela felicidade de nossa família. A você marido quem tem uma mulher virtuosa, zele por ela, zele pelos seus filhos, cuide da sua família e coloque o Senhor Jesus como cabeça da sua casa, e verás teu lar prosperar e ser uma benção nas mãos do Senhor. O retrato mais lindo que você pode obter, é a sua família Feliz.;Não deixe o diabo manchar a “foto” da sua família.
Em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr.
24 de set. de 2009
O Mistério do Arrebatamento
Paz seja com todos os meus amados irmãos em Cristo. Pela graça do Senhor nosso Deus estamos lançando nosso segundo DVD de mensagem com o titulo acima mencionado, esperamos através deste humilde trabalho alcançarmos muitas vidas para o Reino de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.Desde já rogamos as orações dos santos em nosso favor e agradecemos a todos nossos irmãos e amigos que tem nos apoiado neste trabalho.
A Deus seja a Glória!
em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr
21 de set. de 2009
Reflexões sobre o Salmo 23
O Senhor é meu Pastor; nada me faltará - Sl. 23.1-6
Amados irmãos em Cristo,o salmo 23 constitui-se num dos mais belos salmos das Sagradas Escrituras, é o salmo do Pastor, aliás do Bom Pastor, do Grande Pastor, do Sumo Pastor chamado Jesus. Nesse salmo encontramos:
1. As provisões do nosso pastor - nada nos faltará
2. o descanso oferecido pelo pastor - deitar-me faz
3. a direção do pastor para nossa caminhada - guia-me mansamente...
4. o refrigério que só esse pastor tem - refrigera a minha alma
5. a segurança que só esse pastor oferece - ainda que eu andasse pela vale da sombra da morte...tu está comigo
6. o consolo que somente ele traz -a tua vara e o teu cajado me consolam
7. a unção poderosa que só ele tem - unge a minha cabeça com óleo
8. as bençãos que ele nos dá - certamente que a bondade (benção) e a misericórdia (benção) me seguirão todos os dias...
9. A vida feliz na sua casa (céu) para sempre - e habitarei(morarei) para sempre na casa (céu) do Senhor...
Portanto vamos descansar nas promessas do nosso Grande Pastor, tal como ele guiou o salmista Davi, também deseja em tudo nos guiar e ser Senhor e Pastor da nossa vida.
em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr.
16 de set. de 2009
4 de set. de 2009
ESTOU CANSADO
Amados essa é para nossa reflexão espiritual, excelente material do Pastor Ricardo Gondim...e concordando com o amado pastor eu também confesso: estou cansado...
Cansei! Entendo que o mundo evangélico não admite que um pastor confesse o seu cansaço. Conheço as várias passagens da Bíblia que prometem restaurar os trôpegos. Compreendo que o profeta Isaías ensina que Deus restaura as forças do que não tem nenhum vigor. Também estou informado de que Jesus dá alívio para os cansados. Por isso, já me preparo para as censuras dos que se escandalizarem com a minha confissão e me considerarem um derrotista. Contudo, não consigo dissimular: eu me acho exausto.
Não, não me afadiguei com Deus ou com minha vocação. Continuo entusiasmado pelo que faço; amo o meu Deus, bem como minha família e amigos. Permaneço esperançoso. Minha fadiga nasce de outras fontes.
Canso com o discurso repetitivo e absurdo dos que mercadejam a Palavra de Deus. Já não agüento mais que se usem versículos tirados do Antigo Testamento e que se aplicavam a Israel para vender ilusões aos que lotam as igrejas em busca de alívio. Essa possibilidade mágica de reverter uma realidade cruel me deixa arrasado porque sei que é uma propaganda enganosa. Cansei com os programas de rádio em que os pastores não anunciam mais os conteúdos do evangelho; gastam o tempo alardeando as virtudes de suas próprias instituições. Causa tédio tomar conhecimento das infinitas campanhas e correntes de oração; todas visando exclusivamente encher os seus templos. Considero os amuletos evangélicos horríveis. Cansei de ter de explicar que há uma diferença brutal entre a fé bíblica e as crendices supersticiosas.
Canso com a leitura simplista que algumas correntes evangélicas fazem da realidade. Sinto-me triste quando percebo que a injustiça social é vista como uma conspiração satânica, e não como fruto de uma construção social perversa. Não consideram os séculos de preconceitos nem que existe uma economia perversa privilegiando as elites há séculos. Não agüento mais cultos de amarrar demônios ou de desfazer as maldições que pairam sobre o Brasil e o mundo.
Canso com a repetição enfadonha das teologias sem criatividade nem riqueza poética. Sinto pena dos teólogos que se contentam em reproduzir o que outros escreveram há séculos. Presos às molduras de suas escolas teológicas, não conseguem admitir que haja outros ângulos de leitura das Escrituras. Convivem com uma teologia pronta. Não enxergam sua pobreza porque acreditam que basta aprofundarem um conhecimento “científico” da Bíblia e desvendarão os mistérios de Deus. A aridez fundamentalista exaure as minhas forças.
Canso com os estereótipos pentecostais. Como é doloroso observá-los: sem uma visitação nova do Espírito Santo, buscam criar ambientes espirituais com gritos e manifestações emocionais. Não há nada mais desolador que um culto pentecostal com uma coreografia preservada, mas sem vitalidade espiritual. Cansei, inclusive, de ouvir piadas contadas pelos próprios pentecostais sobre os dons espirituais.
Cansei de ouvir relatos sobre evangelistas estrangeiros que vêm ao Brasil para soprar sobre as multidões. Fico abatido com eles porque sei que provocam que as pessoas “caiam sob o poder de Deus” para tirar fotografias ou gravar os acontecimentos e depois levantar fortunas em seus países de origem.
Canso com as perguntas que me fazem sobre a conduta cristã e o legalismo. Recebo todos os dias várias mensagens eletrônicas de gente me perguntando se pode beber vinho, usar “piercing”, fazer tatuagem, se tratar com acupuntura etc., etc. A lista é enorme e parece inexaurível. Canso com essa mentalidade pequena, que não sai das questiúnculas, que não concebe um exercício religioso mais nobre; que não pensa em grandes temas. Canso com gente que precisa de cabrestos, que não sabe ser livre e não consegue caminhar com princípios. Acho intolerável conviver com aqueles que se acomodam com uma existência sob o domínio da lei e não do amor.
Canso com os livros evangélicos traduzidos para o português. Não tanto pelas traduções mal feitas, tampouco pelos exemplos tirados do golfe ou do basebol, que nada têm a ver com a nossa realidade. Canso com os pacotes prontos e com o pragmatismo. Já não agüento mais livros com dez leis ou vinte e um passos para qualquer coisa. Não consigo entender como uma igreja tão vibrante como a brasileira precisa copiar os exemplos lá do norte, onde a abundância é tanta que os profetas denunciam o pecado da complacência entre os crentes. Cansei de ter de opinar se concordo ou não com um novo modelo de crescimento de igreja copiado e que vem sendo adotado no Brasil.
Canso com a falta de beleza artística dos evangélicos. Há pouco compareci a um show de música evangélica só para sair arrasado. A musicalidade era medíocre, a poesia sofrível e, pior, percebia-se o interesse comercial por trás do evento. Quão diferente do dia em que me sentei na Sala São Paulo para ouvir a música que Johann Sebastian Bach (1685-1750) compôs sobre os últimos capítulos do Evangelho de São João. Sob a batuta do maestro, subimos o Gólgota. A sala se encheu de um encanto mágico já nos primeiros acordes; fechei os olhos e me senti em um templo. O maestro era um sacerdote e nós, a platéia, uma assembléia de adoradores. Não consegui conter minhas lágrimas nos movimentos dos violinos, dos oboés e das trompas. Aquela beleza não era deste mundo. Envoltos em mistério, transcendíamos a mecânica da vida e nos transportávamos para onde Deus habita. Minhas lágrimas naquele momento também vinham com pesar pelo distanciamento estético da atual cultura evangélica, contente com tão pouca beleza.
Canso de explicar que nem todos os pastores são gananciosos e que as igrejas não existem para enriquecer sua liderança. Cansei de ter de dar satisfações todas as vezes que faço qualquer negócio em nome da igreja. Tenho de provar que nossa igreja não tem título protestado em cartório, que não é rica, e que vivemos com um orçamento apertado. Não há nada mais desgastante do que ser obrigado a explanar para parentes ou amigos não evangélicos que aquele último escândalo do jornal não representa a grande maioria dos pastores que vivem dignamente.
Canso com as vaidades religiosas. É fatigante observar os líderes que adoram cargos, posições e títulos. Desdenho os conchavos políticos que possibilitam eleições para os altos escalões denominacionais. Cansei com as vaidades acadêmicas e com os mestrados e doutorados que apenas enriquecem os currículos e geram uma soberba tola. Não suporto ouvir que mais um se auto-intitulou apóstolo.
Sei que estou cansado, entretanto, não permitirei que o meu cansaço me torne um cínico. Decidi lutar para não atrofiar o meu coração.
Por isso, opto por não participar de uma máquina religiosa que fabrica ícones. Não brigarei pelos primeiros lugares nas festas solenes patrocinadas por gente importante. Jamais oferecerei meu nome para compor a lista dos preletores de qualquer conferência. Abro mão de querer adornar meu nome com títulos de qualquer espécie. Não desejo ganhar aplausos de auditórios famosos.
Buscarei o convívio dos pequenos grupos, priorizarei fazer minhas refeições com os amigos mais queridos. Meu refúgio será ao lado de pessoas simples, pois quero aprender a valorizar os momentos despretensiosos da vida. Lerei mais poesia para entender a alma humana, mais romances para continuar sonhando e muita boa música para tornar a vida mais bonita. Desejo meditar outras vezes diante do pôr-do-sol para, em silêncio, agradecer a Deus por sua fidelidade. Quero voltar a orar no secreto do meu quarto e a ler as Escrituras como uma carta de amor de meu Pai.
Pode ser que outros estejam tão cansados quanto eu. Se é o seu caso, convido-o então a mudar a sua agenda; romper com as estruturas religiosas que sugam suas energias; voltar ao primeiro amor. Jesus afirmou que não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Ainda há tempo de salvar a nossa.
Pr. Ricardo gondim
Soli Deo Gloria.
www.ricardogondim.com.br
________________________________________
________________________________________
Arquivos Anexos: file1.txt (text/plain)
Cansei! Entendo que o mundo evangélico não admite que um pastor confesse o seu cansaço. Conheço as várias passagens da Bíblia que prometem restaurar os trôpegos. Compreendo que o profeta Isaías ensina que Deus restaura as forças do que não tem nenhum vigor. Também estou informado de que Jesus dá alívio para os cansados. Por isso, já me preparo para as censuras dos que se escandalizarem com a minha confissão e me considerarem um derrotista. Contudo, não consigo dissimular: eu me acho exausto.
Não, não me afadiguei com Deus ou com minha vocação. Continuo entusiasmado pelo que faço; amo o meu Deus, bem como minha família e amigos. Permaneço esperançoso. Minha fadiga nasce de outras fontes.
Canso com o discurso repetitivo e absurdo dos que mercadejam a Palavra de Deus. Já não agüento mais que se usem versículos tirados do Antigo Testamento e que se aplicavam a Israel para vender ilusões aos que lotam as igrejas em busca de alívio. Essa possibilidade mágica de reverter uma realidade cruel me deixa arrasado porque sei que é uma propaganda enganosa. Cansei com os programas de rádio em que os pastores não anunciam mais os conteúdos do evangelho; gastam o tempo alardeando as virtudes de suas próprias instituições. Causa tédio tomar conhecimento das infinitas campanhas e correntes de oração; todas visando exclusivamente encher os seus templos. Considero os amuletos evangélicos horríveis. Cansei de ter de explicar que há uma diferença brutal entre a fé bíblica e as crendices supersticiosas.
Canso com a leitura simplista que algumas correntes evangélicas fazem da realidade. Sinto-me triste quando percebo que a injustiça social é vista como uma conspiração satânica, e não como fruto de uma construção social perversa. Não consideram os séculos de preconceitos nem que existe uma economia perversa privilegiando as elites há séculos. Não agüento mais cultos de amarrar demônios ou de desfazer as maldições que pairam sobre o Brasil e o mundo.
Canso com a repetição enfadonha das teologias sem criatividade nem riqueza poética. Sinto pena dos teólogos que se contentam em reproduzir o que outros escreveram há séculos. Presos às molduras de suas escolas teológicas, não conseguem admitir que haja outros ângulos de leitura das Escrituras. Convivem com uma teologia pronta. Não enxergam sua pobreza porque acreditam que basta aprofundarem um conhecimento “científico” da Bíblia e desvendarão os mistérios de Deus. A aridez fundamentalista exaure as minhas forças.
Canso com os estereótipos pentecostais. Como é doloroso observá-los: sem uma visitação nova do Espírito Santo, buscam criar ambientes espirituais com gritos e manifestações emocionais. Não há nada mais desolador que um culto pentecostal com uma coreografia preservada, mas sem vitalidade espiritual. Cansei, inclusive, de ouvir piadas contadas pelos próprios pentecostais sobre os dons espirituais.
Cansei de ouvir relatos sobre evangelistas estrangeiros que vêm ao Brasil para soprar sobre as multidões. Fico abatido com eles porque sei que provocam que as pessoas “caiam sob o poder de Deus” para tirar fotografias ou gravar os acontecimentos e depois levantar fortunas em seus países de origem.
Canso com as perguntas que me fazem sobre a conduta cristã e o legalismo. Recebo todos os dias várias mensagens eletrônicas de gente me perguntando se pode beber vinho, usar “piercing”, fazer tatuagem, se tratar com acupuntura etc., etc. A lista é enorme e parece inexaurível. Canso com essa mentalidade pequena, que não sai das questiúnculas, que não concebe um exercício religioso mais nobre; que não pensa em grandes temas. Canso com gente que precisa de cabrestos, que não sabe ser livre e não consegue caminhar com princípios. Acho intolerável conviver com aqueles que se acomodam com uma existência sob o domínio da lei e não do amor.
Canso com os livros evangélicos traduzidos para o português. Não tanto pelas traduções mal feitas, tampouco pelos exemplos tirados do golfe ou do basebol, que nada têm a ver com a nossa realidade. Canso com os pacotes prontos e com o pragmatismo. Já não agüento mais livros com dez leis ou vinte e um passos para qualquer coisa. Não consigo entender como uma igreja tão vibrante como a brasileira precisa copiar os exemplos lá do norte, onde a abundância é tanta que os profetas denunciam o pecado da complacência entre os crentes. Cansei de ter de opinar se concordo ou não com um novo modelo de crescimento de igreja copiado e que vem sendo adotado no Brasil.
Canso com a falta de beleza artística dos evangélicos. Há pouco compareci a um show de música evangélica só para sair arrasado. A musicalidade era medíocre, a poesia sofrível e, pior, percebia-se o interesse comercial por trás do evento. Quão diferente do dia em que me sentei na Sala São Paulo para ouvir a música que Johann Sebastian Bach (1685-1750) compôs sobre os últimos capítulos do Evangelho de São João. Sob a batuta do maestro, subimos o Gólgota. A sala se encheu de um encanto mágico já nos primeiros acordes; fechei os olhos e me senti em um templo. O maestro era um sacerdote e nós, a platéia, uma assembléia de adoradores. Não consegui conter minhas lágrimas nos movimentos dos violinos, dos oboés e das trompas. Aquela beleza não era deste mundo. Envoltos em mistério, transcendíamos a mecânica da vida e nos transportávamos para onde Deus habita. Minhas lágrimas naquele momento também vinham com pesar pelo distanciamento estético da atual cultura evangélica, contente com tão pouca beleza.
Canso de explicar que nem todos os pastores são gananciosos e que as igrejas não existem para enriquecer sua liderança. Cansei de ter de dar satisfações todas as vezes que faço qualquer negócio em nome da igreja. Tenho de provar que nossa igreja não tem título protestado em cartório, que não é rica, e que vivemos com um orçamento apertado. Não há nada mais desgastante do que ser obrigado a explanar para parentes ou amigos não evangélicos que aquele último escândalo do jornal não representa a grande maioria dos pastores que vivem dignamente.
Canso com as vaidades religiosas. É fatigante observar os líderes que adoram cargos, posições e títulos. Desdenho os conchavos políticos que possibilitam eleições para os altos escalões denominacionais. Cansei com as vaidades acadêmicas e com os mestrados e doutorados que apenas enriquecem os currículos e geram uma soberba tola. Não suporto ouvir que mais um se auto-intitulou apóstolo.
Sei que estou cansado, entretanto, não permitirei que o meu cansaço me torne um cínico. Decidi lutar para não atrofiar o meu coração.
Por isso, opto por não participar de uma máquina religiosa que fabrica ícones. Não brigarei pelos primeiros lugares nas festas solenes patrocinadas por gente importante. Jamais oferecerei meu nome para compor a lista dos preletores de qualquer conferência. Abro mão de querer adornar meu nome com títulos de qualquer espécie. Não desejo ganhar aplausos de auditórios famosos.
Buscarei o convívio dos pequenos grupos, priorizarei fazer minhas refeições com os amigos mais queridos. Meu refúgio será ao lado de pessoas simples, pois quero aprender a valorizar os momentos despretensiosos da vida. Lerei mais poesia para entender a alma humana, mais romances para continuar sonhando e muita boa música para tornar a vida mais bonita. Desejo meditar outras vezes diante do pôr-do-sol para, em silêncio, agradecer a Deus por sua fidelidade. Quero voltar a orar no secreto do meu quarto e a ler as Escrituras como uma carta de amor de meu Pai.
Pode ser que outros estejam tão cansados quanto eu. Se é o seu caso, convido-o então a mudar a sua agenda; romper com as estruturas religiosas que sugam suas energias; voltar ao primeiro amor. Jesus afirmou que não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Ainda há tempo de salvar a nossa.
Pr. Ricardo gondim
Soli Deo Gloria.
www.ricardogondim.com.br
________________________________________
________________________________________
Arquivos Anexos: file1.txt (text/plain)
31 de ago. de 2009
O HOMEM CHAMADO POR DEUS
"E ninguém toma para si esta honra; senão aquele que foi chamado por Deus, como foi Arão - Hebreus 5.4
A chamada ao ministério do Senhor é algo de extrema importância, e de cunho divino. Ser chamado pelo Senhor constitui-se num privilégio muito grande para o servo do Senhor, devemos entender que o ministério não é algo profissional, e sim espiritual.
Aquele que é chamado por Deus deve-se sentir honrado pela chamada e ao mesmo tempo honrar esta chamada.
Ainda hoje o Senhor nosso Deus está a chamar homens para o ministério, mais homens que o amem, o honre, o glorifique, o exalte e acima de tudo seja um verdadeiro servo. ser servo é um titulo nobre dentro do conceito bíblico, Moisés mesmo depois de morto é chamado pelo Senhor: Moisés, meu servo é morto...No apocalipse há um cântico atribuído a este homem de Deus, e João descreve da seguinte maneira: "E cantavam o cântico de Móises, servo de Deus"...A Bíblia diz que Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar aos seus servos, os profetas...De Davi a Bíblia diz: Achei, Davi, Meu servo...que cena gloriosa, é ainda servos que Deus está a chamar, servos que o obedeçam incondicionalmente, que tenham interesse em promover o Reino de seu Senhor, e não seus próprios interesses, na verdade um servo de orelhas furadas, isto quer dizer: um servo que pertença ao Senhor.
Que tipo de servo voçê é? que tipo de homem chamado por Deus voçê é? tens orgulho da tua chamada? de teus dons e talentos? ou estás a honrar aquilo que Deus te ofereceu gratuitamente?
Reflita meu irmão sobre tua chamada, tens um chamado, cumpra-o em nome de Cristo, não desanime, não olhe para as dificuldades, olhe para Cristo Jesus e serás um obreiro de extremo valor na seara do Mestre.
Não olhe para os criticos, nem para os que te menosprezam, que te acham incapaz; é melhor um homem com chamada sem preparo, do que um com preparo mas sem chamada, pense nisso. Ao chamado sem preparo, Deus prepara para o exercicio do ministerio, ao preparado sem chamada, logo, logo desistirá do ministério. Deus seja contigo e a graça seja sobre tua vida, e lembre-se: Ninguém toma para si esta honra, senão aquele que foi chamado por Deus, como foi Arão. Amém
Em Cristo.
José Carlos Alexandre, Pr.
21 de ago. de 2009
É JA A ÚLTIMA HORA
Filhinhos é já a última hora - I João 2.18
Amados irmãos em Cristo Jesus, o tempo do fim se aproxima, conforme a Palavra de Deus nos diz; tudo aponta para o tempo do fim. Jesus disse: Eis que cedo venho - Ap. 22.7. Isto quer dizer: Jesus não tardará a voltar para arrebatar a sua igreja.
O apostolo João em sua epistola acima citada, já nos alertava para esse momento, realmente estamos na última hora; essa última hora tem sido marcada por acontecimentos diversos, por sinais que nos mostram claramente que Jesus está voltando para buscar sua amada igreja. Precisamos nos despertar nessa última hora, fazer mais firme nossa vocação, pois o tempo de nosso redenção se aproxima - Rm. 13.11.
Temos visto tantas coisas entre nós, que nos deixam perplexos. são familias destruidas, ministerios divididos, ganancia tomando conta do coração do homem. o Apostolo Paulo já nos advertia que esses últimos dias seriam trabalhosos, os homens seriam ingratos, blasfemos, profanos, avarentos, profanos etc.; as palavras dos apostolo deve prender nossa atenção para o fato de que tudo isso está se cumprindo paulatinamente.
Hoje estamos vivendo um momento muito critico na história da igreja, muitos se corrompendo, crentes mais preocupados em vida financeira saudavel, do que em santidade ao SENHOR, tudo isso nos mostra: é já a última hora. Mas o que fazer nesta ulitma hora? Amados nesta última hora te aconselho: buscai ao SENHOR enquanto se pode achar - Is.55.6;
A Bíblia diz: buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo vosso coração; nossa maior necessidade estar em buscarmos a Deus, a sua presença, o seu poder, a sua santidade, a sua graça, pois está hora da qual o apostolo está nos falando, está se findando, a meio noite se aproxima - vide Mt. 25.1ss; temos que estar com nossa lampada acessa, se quisermos subir com o Senhor, desperta tu que dormes irmãos; levanta-te dentre os mortos e Cristo te esclarecerá.
Largue as coisas que estão impedindo tua comunhão com o Senhor, deixe para trás as coisas que estão te afastando de Deus, busque uma vida de intimidade com Deus, perdoe, ame, ore, leia a Bíblia, jejue, adore ao Senhor, seja renovado, seja avivado, seja forte nesta última hora; lute contra as forças do mal que vem tentando te atingir, lute pela tua salvação, lute pela tua familia, lute pela causa do Mestre. E porque não começar agora, já que estamos na última hora?
Em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr.
17 de ago. de 2009
EQUIPE JOVEM MARAVILHA DA FÉ - GRATIDÃO A DEUS
Amados estamos realmente agradecidos a Deus, pelo que Ele fez no congresso de nossa juventude.
Foi realmente um derramar da glória do Senhor nesses três dias de festa; nossos jovens foram renovados, a igreja recebeu a mensagem pentecostal que inundou o coração de todos quanto estavam no culto.
Enaltecemos o nome do Senhor pois Ele realmente usou de bondade para conosco, salvando vidas, libertando, renovando e enchendo de alegria os corações daqueles que estavam presentes.
Mais uma vez quero agradecer a Deus pela vida de nossa juventude, juventude esta que tem buscado a presença do Senhor e procurado estar diante dele com um coração puro, que o Senhor Deus na sua infinita misericórdia guarde a todos nosso jovens e faça deles um instrumento valoroso cada dia mais em suas mãos.
Deus abencoe toda liderança da juventude, nossos lideres, nossos conselheiros, nossas regentes e todos os membros da Equipe Jovem Maravilha.
Como pastor sinto muito "orgulho" em ter esses jovens em nossa igreja e fazer parte desta abençoada juventude, porquanto quero tributar a Deus toda glória ao seu precioso nome pois somente Ele é digno de receber a honra , a glória, a força e o poder. Muito obrigado Senhor Jesus, por mais uma vez ter atendido nossas orações.
Em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr.
13 de ago. de 2009
AVIVADOS PARA O ARREBATAMENTO
Chegamos a mais um congresso de nossa juventude, com a graça de Deus nosso jovens tem se esforçado para fazer o melhor pela obra do nosso Mestre. o tema proposto pela juventude é este: Avivados para o arrebatamento.
Avivamento é algo que necessitamos urgente, por isso esperamos que Deus avive nossa juventude para que cada dia ela seja forte e atuante na obra do Senhor até o arrebatamento de sua igreja, o que em breve acontecerá segundo vaticina as Sagradas Escrituras.
Mas o avivamento que necessitamos é aquele que venha encher nossos corações da alegria do Espírito, que venha trazer paz, união e comunhão entre os santos, que venha nos envolver com missões, que venha nos encher o coração com o amor de Deus; sim esse avivamento é o que esperamos.
A todos os nosso jovens exorto-os a que permaneçam firmes na busca desse precioso avivamento, e temos certeza que ele virá, virá como chuva serôdia, virá com muito poder e unção celeste, virá com pessoas batizadas no Espírito Santo, com salvação de almas, enfim virá com muita glória divina.
Que o Senhor nos abencoe nestes dias de festa, e derrame sobre nós o mais puro avivamento, somente assim estaremos preparados para o arrebatamento. Amém
Em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr.
9 de ago. de 2009
Mensagem aos Pais
A todos os pais desejo do mais profundo do coração a benção do Senhor e nossos parabéns, pois ser pai é benção, é privilégio, é ser responsável, é ser amigo, é ser presente. Pai é uma benção que o Deus Todo Poderoso nos concede.
Não tenho mais o meu, mas guardo na lembrança os poucos anos que o Senhor permitiu ele entre nós, guardo do meu pai a figura de um homem responsavel, trabalhador e honesto, quis o Senhor leva-lo, e nada podemos fazer, pois a vida pertence a Deus.
Hoje não tenho mais meu velho pai, mas tenho o privilégio e a felicidade de ser pai de Thiago e Kézya, filhos amados e consagrados ao Senhor, que veio para ser benção na nossa familia, espero poder transmitir a eles o melhor exemplo de pai. ser compreensivo, amável, sincero e amigo deles. agradeço ao Senhor Deus a benção de ser pai. A todos os filhos quero deixar um conselho: ame e respeite seu pai, obedeça-o de coração e agradeça a Deus pela vida de seu pai.
Em Cristo
Em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr.
6 de ago. de 2009
OS 4 ASPECTOS DA SALVAÇÃO
1. REGENERAÇÃO
É a ação decisiva do Espírito, mediante a qual Ele cria de novo a natureza anterior. é a renovação espiritual do individuo – cf. Tito 3.5; 2 Co. 5.17; é nascer de novo – João 3.3; I Ped. 1.3 (grego gennaõ, gerar ou dar a luz).
2. JUSTIFICAÇÃO
No processo da justifucação, ocorre uma mudança da nossa situação diante de Deus. Justificação refere-se ao ato o qual Deus declara nós pecadores livre da culpa e de nossos pecados, declarando-nos como justos diante de seus olhos. Portanto justificar é declarar alguém justo. A nossa justificação é mediante:
2.1. A nossa fé – Rm. 5.1; Gl. 2.16
2.2. A graça de Deus – Rm . 3.24
2.3. O sangue de Cristo – Rm. 5.9
3. ADOÇÃO
A palavra adoção é um termo técnico de linguagem jurídica que era muito usado em Roma e na Grécia. É o ato da graça soberana de Deus, o qual nos adota na família divina, concedendo-nos privilégios. Essa palavra aparece 5 vezes no novo testamento (do grego huithesia). A partir da nossa conversão a Cristo somos adotados na família divina, e por extensão somos chamados de:
3.1. filhos de adoção – Ef. 1.4,5
3.2. há em nós o espírito de adoção – Rm. 8.15
3.3. Jesus veio ao mundo para que nós recebêssemos essa adoção – Gl.4.4,5
A morte de Jesus nos garantiu esse privilégio, Deus não tem netos, tem filhos, e agora nossa posição é privilegiada.
agora somos chamados filhos de Deus – I Jô. 3.2. glória a Deus.
4. SANTIFICAÇÃO
4.1.A santificação na vida do crente é um processo – Rm. 6.19
4.2.Deus nos chamou para a santificação – I Ts. 4.7
4.3.Sem santificação é impossível ver a Deus – Hb.12.14
Portanto vivamos uma vida de santificação na presença do Senhor, cada dia mais, nos afastando das coisas deste mundo vil e nos apegando as coisas espirituais, e assim
alcançaremos o céu de glória. Que Deus nos abençoe em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr.
É a ação decisiva do Espírito, mediante a qual Ele cria de novo a natureza anterior. é a renovação espiritual do individuo – cf. Tito 3.5; 2 Co. 5.17; é nascer de novo – João 3.3; I Ped. 1.3 (grego gennaõ, gerar ou dar a luz).
2. JUSTIFICAÇÃO
No processo da justifucação, ocorre uma mudança da nossa situação diante de Deus. Justificação refere-se ao ato o qual Deus declara nós pecadores livre da culpa e de nossos pecados, declarando-nos como justos diante de seus olhos. Portanto justificar é declarar alguém justo. A nossa justificação é mediante:
2.1. A nossa fé – Rm. 5.1; Gl. 2.16
2.2. A graça de Deus – Rm . 3.24
2.3. O sangue de Cristo – Rm. 5.9
3. ADOÇÃO
A palavra adoção é um termo técnico de linguagem jurídica que era muito usado em Roma e na Grécia. É o ato da graça soberana de Deus, o qual nos adota na família divina, concedendo-nos privilégios. Essa palavra aparece 5 vezes no novo testamento (do grego huithesia). A partir da nossa conversão a Cristo somos adotados na família divina, e por extensão somos chamados de:
3.1. filhos de adoção – Ef. 1.4,5
3.2. há em nós o espírito de adoção – Rm. 8.15
3.3. Jesus veio ao mundo para que nós recebêssemos essa adoção – Gl.4.4,5
A morte de Jesus nos garantiu esse privilégio, Deus não tem netos, tem filhos, e agora nossa posição é privilegiada.
agora somos chamados filhos de Deus – I Jô. 3.2. glória a Deus.
4. SANTIFICAÇÃO
4.1.A santificação na vida do crente é um processo – Rm. 6.19
4.2.Deus nos chamou para a santificação – I Ts. 4.7
4.3.Sem santificação é impossível ver a Deus – Hb.12.14
Portanto vivamos uma vida de santificação na presença do Senhor, cada dia mais, nos afastando das coisas deste mundo vil e nos apegando as coisas espirituais, e assim
alcançaremos o céu de glória. Que Deus nos abençoe em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr.
3 de ago. de 2009
PASTOR ALEXANDRE & PASTOR DAVI
FORMATURA IBADERJ - TURMA PASTOR JOSÉ RIBAMAR RIBEIRO - JULHO/2008
PASTOR ALEXANDRE E MEU GRANDE AMIGO E CONSELHEIRO PASTOR DAVI RODRIGUES - VICE-PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM PARQUE AMORIM.
O HOMEM QUE TEM MUITOS AMIGOS PODE CONGRATULAR-SE;MAS HÁ AMIGOS MAS CHEGADO DO QUE UM IRMÃO....E ESSE COM CERTEZA É MEU GRANDE COMPANHEIRO DE LUTAS E SOFRIMENTOS E TAMBEM DE VITÓRIAS NA OBRA DO SENHOR JESUS. QUE DEUS ABENCOE NOSSA UNIÃO EM CRISTO.
29 de jul. de 2009
O QUE QUER DIZER ISTO ?
Amados irmãos em Cristo temos a grata satisfação de apresentar a vocês o meu primeiro DVD de mensagem, que tem por tema: O que quer dizer isto? esta é uma pergunta pentecostal que foi feita no dia de pentecoste, e o apostolo Pedro respondeu: isto é o que foi predito pelo profeta Joel: E há de ser que nos últimos dias, diz o Senhor: que derramarei do meu Espírito sobre toda carne... Jl.2.28, esta mensagem é uma mensagem pentecostal que foi ministrada na Ass. de Deus em Paracambi-RJ, onde o Senhor muito nos abençoou, A Ele externo toda gratidão do meu coração, por essa oportunidade de através deste trabalho levar a sua Palavra aos corações de muitas pessoas. Nosso desejo é que vidas sejam totalmente impactadas ao ouvirem esse dvd, e se isto acontecer a Deus eu transfiro toda honra e toda a glória, pois tudo foi feito por Ele e para Ele, glória pois a Ele eternamente. Amém!
"E quanto mais sábio foi o pregador; tanto mas sabedoria ao povo ensinou..."
Em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr.
28 de jul. de 2009
MOBILIZANDO A MOCIDADE PARA O EVANGELISMO
Mc. 16.15
INTRODUÇÃO: Evangelizar o mundo é uma obra que Cristo confiou a nós, seus filhos. Devemos, portanto nos conscientizar da grande responsabilidade que ele nos deu , e nos mobilizarmos para ganhar almas para o reino de Deus. Evangelizar não é invenção, é uma ordem conferida a cada filho de Deus, por isso vamos evangelizar este mundo, Deus conta conosco.
1)Por que evangelizar ?
Porque é uma tarefa confiada a nós (Marcos 16:15), é uma ordem de Jesus (Lucas 10:1), e a situação do mundo nos impulsiona a isto.
1- O mundo jaz no maligno (I JO 5:19).
2- O diabo é o deus deste mundo (II Coríntios 4:4), e também o príncipe (Jo 14:30).
O mundo está naufragando no pecado cada vez mais, mas devemos mostrar que apesar da situação que se encontra o mundo, há uma solução (Jo 10:10), pois Deus amou o mundo (Jo 3:16).
3- A salvação do mundo também depende de nossa responsabilidade:
Devemos falar de Jesus para as pessoas (Ezequiel 33:8 a 11), devemos evangelizar por causa da necessidade espiritual dos homens (I tessalonicenses 4:5; Salmos 115:4 e 8; I Coríntios 10:20).
A situação do homem é ilustrada na Bíblia de diversas maneiras (Lucas 10:30 a 37): o pecador é comparado ao homem que caiu nas mãos do salteador (Satanás), o qual roubou-lhe tudo (os valores espirituais –cf. Rm 3:23), e o deixou caído no meio da estrada do pecado (Oséias 14:1);um sacerdote passou pela vítima e nada fez (assim fazem as religiões-cf. Cl 2:20-23 / II Timóteo 3:5); também um levita passou pelo ferido e nada fez (filosofias Atos 17:20 e 21); porém o samaritano ao passar compadeceu-se da vítima e foi ao encontro dele, para tratar de suas feridas.Ele passou azeite e vinho na ferida do homem (Azeite->faz brilhar o rosto e vinho->símbolo de alegria são símbolos de duplo efeito da palavra de DEUS). E nós como bons samaritanos também temos o remédio que pode curar a ferida deste mundo que é o pecado.
· Devemos evangelizar porque esta tarefa é:
1-Sublime: pois o crente é colocado na posição de cooperador de Deus e para ser pescador de homens (I Pedro 3:9,Mt 4: 9).
2- Importante: pois se trata de livrar os que estão destinados a matança (Provébios 24:11 e 12).
3-Urgente:porque vem a noite quando ninguém, mais pode trabalhar (Jo9:4).
Poucos são os obreiros, e essa é uma das maiores razões do por que de evangelizar, pois realmente são poucos os obreiros (Lucas 10:2).
2)Quando Evangelizar?
Devemos agora (II Co 6:2), Satanás não dorme (Mt 13:25), se não pregarmos a
Palavra aos pecadores não ouviram e como serão salvos (Rm 10:14). Devemos evangelizar agora porque os nossos dias aqui são breves (Sl 90:10). E a morte pode chegar a qualquer momento e após ela não há como se arrepender (Lc 12:20, Hb 9:27).
Após a morte há duas eternidades que esperam o homem: a vida eterna e a morte eterna (Daniel 12:2), e como escapará o homem da morte eterna se ele não atentar para a tão grande salvação (Hb 2:3), por isso preguemos hoje mesmo com urgência para que possamos salvar o maior número possível de almas do fogo (Judas 23). Deus deseja que todos se salvem I Tm 2: 3 e 4.
Evangelizemos agora, Deus conta conosco, evangelizemos agora mesmo que custe a nossa própria vida, há muitas pessoas nesta cidade (Atos 18: 9 e 10), quer ouçam ou deixem de ouvir (Ezequiel 2:4 e 5), certamente alguns crerão (atos 17:34).Há razões do por que de evangelizar agora? : Devemos evangelizar agora, pois assim estaremos contribuindo para que aumente o número de pessoas para o reino de Deus e para a igreja. Também para que haja o maior número de cooperadores e intercessores na obra de Deus, havendo tanto crescimento espiritual como financeiro.
3) Onde Evangelizar?
O campo é o mundo (Mt 13: 18, Marcos 16:15), o primeiro lugar onde o cristão deve evangelizar é a sua própria cidade (Atos1:8). Seja um ganhador de almas e semeador, leve a palavra a todos quantos tem sede de ouvir a tempo e fora de tempo (II TM 4:2), ainda que custe lágrimas , o resultado sempre será de alegria (Salmos 126: 5 e 6), testifique onde houver um pecador, pois onde tem um pecador , há aí um campo missionário. Nunca se deve olhar para o vento (Ec. 11:4)- (vento das necessidades, da situação financeira,etc.), confie sempre em Jesus que domina o vento (Lucas 8:25).
ü Locais onde o crente deve evanglizar:
ü Em sua casa (I Tm 5:8, Dt 6: 6 e 7 , Atos 16: 31)
ü Entre familiares e parentes (Lc. 8:39, Atos 1:8)
ü Entre seus colegas (Mc 16:15, Jo 1 :41-45)
ü Nas conduções (Atos 8:27-31)
ü De casa em casa (atos 20:20)
ü Nas vilas, bairros e aldeias (Lc. 14:21, Mt 10:11)
ü Nas ruas (Lc 14:21)
ü Nas prisões (Hb. 13:3, Mt 25:36, Fm 10 )
ü Nos hospitais (Mt 25: 36-39)
ü Nas visitas (AT 28:8-10)
ü A beira de rios (ATOS 16: 13-15)
ü Nos navios (AT 27: 21-25)
ü Nas repartições públicas (MC. 2:14)
ü Enfim em todo lugar (I Tm 2:8, At 17: 30).
CONCLUSÃO: Vejamos aí, que não faltam lugares para o cristão evangelizar, o que falta é disposição e amor pelas almas. Mas há muitos obreiros dispostos a colaborar com a obra de Deus, basta que aceitemos o desafio e lancemos as mãos no arado.Que Deus nos abençoe rica e poderosamente, de forma abundante guiando-nos para que possamos salvar as almas do fogo (Judas 23).
Pr. José Carlos Alexandre
"Ao Rei consagro o que fiz..."
INTRODUÇÃO: Evangelizar o mundo é uma obra que Cristo confiou a nós, seus filhos. Devemos, portanto nos conscientizar da grande responsabilidade que ele nos deu , e nos mobilizarmos para ganhar almas para o reino de Deus. Evangelizar não é invenção, é uma ordem conferida a cada filho de Deus, por isso vamos evangelizar este mundo, Deus conta conosco.
1)Por que evangelizar ?
Porque é uma tarefa confiada a nós (Marcos 16:15), é uma ordem de Jesus (Lucas 10:1), e a situação do mundo nos impulsiona a isto.
1- O mundo jaz no maligno (I JO 5:19).
2- O diabo é o deus deste mundo (II Coríntios 4:4), e também o príncipe (Jo 14:30).
O mundo está naufragando no pecado cada vez mais, mas devemos mostrar que apesar da situação que se encontra o mundo, há uma solução (Jo 10:10), pois Deus amou o mundo (Jo 3:16).
3- A salvação do mundo também depende de nossa responsabilidade:
Devemos falar de Jesus para as pessoas (Ezequiel 33:8 a 11), devemos evangelizar por causa da necessidade espiritual dos homens (I tessalonicenses 4:5; Salmos 115:4 e 8; I Coríntios 10:20).
A situação do homem é ilustrada na Bíblia de diversas maneiras (Lucas 10:30 a 37): o pecador é comparado ao homem que caiu nas mãos do salteador (Satanás), o qual roubou-lhe tudo (os valores espirituais –cf. Rm 3:23), e o deixou caído no meio da estrada do pecado (Oséias 14:1);um sacerdote passou pela vítima e nada fez (assim fazem as religiões-cf. Cl 2:20-23 / II Timóteo 3:5); também um levita passou pelo ferido e nada fez (filosofias Atos 17:20 e 21); porém o samaritano ao passar compadeceu-se da vítima e foi ao encontro dele, para tratar de suas feridas.Ele passou azeite e vinho na ferida do homem (Azeite->faz brilhar o rosto e vinho->símbolo de alegria são símbolos de duplo efeito da palavra de DEUS). E nós como bons samaritanos também temos o remédio que pode curar a ferida deste mundo que é o pecado.
· Devemos evangelizar porque esta tarefa é:
1-Sublime: pois o crente é colocado na posição de cooperador de Deus e para ser pescador de homens (I Pedro 3:9,Mt 4: 9).
2- Importante: pois se trata de livrar os que estão destinados a matança (Provébios 24:11 e 12).
3-Urgente:porque vem a noite quando ninguém, mais pode trabalhar (Jo9:4).
Poucos são os obreiros, e essa é uma das maiores razões do por que de evangelizar, pois realmente são poucos os obreiros (Lucas 10:2).
2)Quando Evangelizar?
Devemos agora (II Co 6:2), Satanás não dorme (Mt 13:25), se não pregarmos a
Palavra aos pecadores não ouviram e como serão salvos (Rm 10:14). Devemos evangelizar agora porque os nossos dias aqui são breves (Sl 90:10). E a morte pode chegar a qualquer momento e após ela não há como se arrepender (Lc 12:20, Hb 9:27).
Após a morte há duas eternidades que esperam o homem: a vida eterna e a morte eterna (Daniel 12:2), e como escapará o homem da morte eterna se ele não atentar para a tão grande salvação (Hb 2:3), por isso preguemos hoje mesmo com urgência para que possamos salvar o maior número possível de almas do fogo (Judas 23). Deus deseja que todos se salvem I Tm 2: 3 e 4.
Evangelizemos agora, Deus conta conosco, evangelizemos agora mesmo que custe a nossa própria vida, há muitas pessoas nesta cidade (Atos 18: 9 e 10), quer ouçam ou deixem de ouvir (Ezequiel 2:4 e 5), certamente alguns crerão (atos 17:34).Há razões do por que de evangelizar agora? : Devemos evangelizar agora, pois assim estaremos contribuindo para que aumente o número de pessoas para o reino de Deus e para a igreja. Também para que haja o maior número de cooperadores e intercessores na obra de Deus, havendo tanto crescimento espiritual como financeiro.
3) Onde Evangelizar?
O campo é o mundo (Mt 13: 18, Marcos 16:15), o primeiro lugar onde o cristão deve evangelizar é a sua própria cidade (Atos1:8). Seja um ganhador de almas e semeador, leve a palavra a todos quantos tem sede de ouvir a tempo e fora de tempo (II TM 4:2), ainda que custe lágrimas , o resultado sempre será de alegria (Salmos 126: 5 e 6), testifique onde houver um pecador, pois onde tem um pecador , há aí um campo missionário. Nunca se deve olhar para o vento (Ec. 11:4)- (vento das necessidades, da situação financeira,etc.), confie sempre em Jesus que domina o vento (Lucas 8:25).
ü Locais onde o crente deve evanglizar:
ü Em sua casa (I Tm 5:8, Dt 6: 6 e 7 , Atos 16: 31)
ü Entre familiares e parentes (Lc. 8:39, Atos 1:8)
ü Entre seus colegas (Mc 16:15, Jo 1 :41-45)
ü Nas conduções (Atos 8:27-31)
ü De casa em casa (atos 20:20)
ü Nas vilas, bairros e aldeias (Lc. 14:21, Mt 10:11)
ü Nas ruas (Lc 14:21)
ü Nas prisões (Hb. 13:3, Mt 25:36, Fm 10 )
ü Nos hospitais (Mt 25: 36-39)
ü Nas visitas (AT 28:8-10)
ü A beira de rios (ATOS 16: 13-15)
ü Nos navios (AT 27: 21-25)
ü Nas repartições públicas (MC. 2:14)
ü Enfim em todo lugar (I Tm 2:8, At 17: 30).
CONCLUSÃO: Vejamos aí, que não faltam lugares para o cristão evangelizar, o que falta é disposição e amor pelas almas. Mas há muitos obreiros dispostos a colaborar com a obra de Deus, basta que aceitemos o desafio e lancemos as mãos no arado.Que Deus nos abençoe rica e poderosamente, de forma abundante guiando-nos para que possamos salvar as almas do fogo (Judas 23).
Pr. José Carlos Alexandre
"Ao Rei consagro o que fiz..."
27 de jul. de 2009
PENTECOSTES, UMA FESTA DE CASA CHEIA
“E cumprindo-se os dias de pentecostes; estavam todos reunidos no mesmo lugar, de repente veio do céu um vento impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados”... At. 2.1ss
O dia de pentecostes marcou de vez a história da igreja do Senhor Jesus, o Espírito Santo fora derramado conforme promessa de Jesus, e veio fortalecer a igreja e enche-la do poder do alto para a mesma proclamar a mensagem do evangelho até aos confins da terra – cf. At.1.8;
pentecostes é uma festa, é uma festa de casa cheia; vede que toda a casa se encheu, não sobrou espaço algum, a casa se encheu de uma glória jamais vista, de um poder jamais sentido, de uma alegria jamais vivida, de uma comunhão jamais sentida, o Espírito Santo encheu toda a casa, todos os discípulos, toda a igreja; que festa linda, que festa gloriosa, as almas dos servos do Senhor se encheram de um gozo inefável que linguagem humana nenhuma jamais poderá explicar.
Depois daquele acontecimento a igreja cresceu, tomou forma, fez valer a promessa do Senhor, alargou as fronteiras, evangelizou o mundo, manteve a sã doutrina, espalhou a mensagem pentecostal que alcançou milhares de vidas, a festa se espalhou não só pela casa, mas pela cidade, pelo mundo afora, chegando até nós também.
Precisamos reviver o pentecostes na sua mas pura simplicidade, precisamos que o Espírito encha de novo nossa casa, nossa vida, nossa família, nosso ministério. Amados não vamos ficar fora desta festa, o pentecostes é uma festa para os salvos, então essa festa é nossa, Jesus te convida: venha para a festa do pentecostes hoje! Ainda dá tempo.
Em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr.
“E quanto mais sábio foi o pregador; tanto mas sabedoria ao povo ensinou...”
24 de jul. de 2009
ACONSELHAMENTO CRISTÃO NA FAMILIA
Paz amados e queridos irmãos em Cristo, esse CD de mensagem com um estudo bíblico conforme tema acima, é um CD que estou lançando com o propósito de alcançar vidas e que familias inteiras sejam tocadas pela mensagem da Palavra de Deus. Solicito aos amados irmãos em Cristo oração em meu favor, é uma mensagem simples, porque o evangelho é simples, são pedaços de pães que sobraram, mas creio que podem satisfazer uma alma faminta pela Palavra de Deus, minha oração é que seja, e se assim acontecer a Deus tributarei toda honra e toda glória, pois Dele , por Ele e para Ele são Todas as coisas. Amém!!!
Em Cristo
Pr. José Carlos Alexandre
Em Cristo
Pr. José Carlos Alexandre
23 de jul. de 2009
O VALOR DA PALAVRA DE DEUS
O VALOR DA PALAVRA DE DEUS
“lâmpada para os meus pés; é a tua Palavra, e luz para o meu caminho” Sl. 119.105
A Bíblia é a Palavra de Deus por excelência, livro mais amado, mais vendido do mundo, o manual de regra e fé da vida cristã, nada pode tomar o lugar da Palavra de Deus, nem nas nossas vidas, nem nos nossos cultos, nem na igreja. Ela é lâmpada que alumia os nossos pés, e luz que alumia o nosso caminho. Precisamos ler a Bíblia para termos sabedoria – afinal ela é o livro da sabedoria; precisamos crê na Bíblia para alcançarmos a salvação – afinal ela é o livro que garante a Salvação; Jesus disse: quem crê em mim como diz as Escrituras...João. 7.38;
precisamos praticar a Bíblia para alcançarmos uma vida santa diante da presença do Senhor – afinal ela é o livro santo, o autor dela é Santo, a mensagem que ela contém é santa, o homem só pode alcançar a santidade através da Palavra – Santifica-os na verdade a tua Palavra é a verdade _ João 17.17.
A Palavra de Deus é um livro que é para ser lido – Paulo disse: persiste em ler; é um livro para ser crido; é um livro para ser recebido; é um livro para ser conferido – veja o exemplo dos crentes de Beréia; ela é um livro para ser aceito; aceite a Bíblia como fonte principal de tua vida, de tuas meditações, de teu caminhar, de tua família; A Bíblia é a nossa bussola, o nosso espelho, a nossa luz, o nosso guia prático em direção a eternidade.
Deus deseja grandemente que seu povo se volte para sua Palavra, que ame sua Palavra, que obedeça a sua Palavra, que pregue sua Palavra, que honre sua Palavra. Pois é ela que permanece para sempre – Sl. 119.89; ela que purifica o caminho – Sl. 119.9; ela que nos purifica, nos santifica, nos renova, nos liberta, nos abre os horizontes espirituais. Amados voltemos nossos corações para a Bíblia, e Deus fará que nosso caminho seja prospero. Amém
Em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr
“E Quanto mais sábio foi o pregador; tanto mas sabedoria ao povo ensinou”
“lâmpada para os meus pés; é a tua Palavra, e luz para o meu caminho” Sl. 119.105
A Bíblia é a Palavra de Deus por excelência, livro mais amado, mais vendido do mundo, o manual de regra e fé da vida cristã, nada pode tomar o lugar da Palavra de Deus, nem nas nossas vidas, nem nos nossos cultos, nem na igreja. Ela é lâmpada que alumia os nossos pés, e luz que alumia o nosso caminho. Precisamos ler a Bíblia para termos sabedoria – afinal ela é o livro da sabedoria; precisamos crê na Bíblia para alcançarmos a salvação – afinal ela é o livro que garante a Salvação; Jesus disse: quem crê em mim como diz as Escrituras...João. 7.38;
precisamos praticar a Bíblia para alcançarmos uma vida santa diante da presença do Senhor – afinal ela é o livro santo, o autor dela é Santo, a mensagem que ela contém é santa, o homem só pode alcançar a santidade através da Palavra – Santifica-os na verdade a tua Palavra é a verdade _ João 17.17.
A Palavra de Deus é um livro que é para ser lido – Paulo disse: persiste em ler; é um livro para ser crido; é um livro para ser recebido; é um livro para ser conferido – veja o exemplo dos crentes de Beréia; ela é um livro para ser aceito; aceite a Bíblia como fonte principal de tua vida, de tuas meditações, de teu caminhar, de tua família; A Bíblia é a nossa bussola, o nosso espelho, a nossa luz, o nosso guia prático em direção a eternidade.
Deus deseja grandemente que seu povo se volte para sua Palavra, que ame sua Palavra, que obedeça a sua Palavra, que pregue sua Palavra, que honre sua Palavra. Pois é ela que permanece para sempre – Sl. 119.89; ela que purifica o caminho – Sl. 119.9; ela que nos purifica, nos santifica, nos renova, nos liberta, nos abre os horizontes espirituais. Amados voltemos nossos corações para a Bíblia, e Deus fará que nosso caminho seja prospero. Amém
Em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr
“E Quanto mais sábio foi o pregador; tanto mas sabedoria ao povo ensinou”
20 de jul. de 2009
AMIGOS
O homem que tem muitos amigos pode congratular-se;
mas há amigos mas chegado que um irmão – PV. 18.24
Hoje se comemora o dia do amigo; um dia importante para todos os que tem amigos,
ter amigos, ser amigo não é tarefa fácil.
Na história de nossas existência,
passará amigos de todos os tipos: interesseiros, soberbos, fingidos, sinceros.
Saibamos selecionar bem nossos amigos, a amizade de um amigo leal
é um verdadeiro balsamo na nossa vida,
amigos são bênçãos de Deus na nossa vida,
mas há amigos mas chegado que um irmão – PV. 18.24
Hoje se comemora o dia do amigo; um dia importante para todos os que tem amigos,
ter amigos, ser amigo não é tarefa fácil.
Na história de nossas existência,
passará amigos de todos os tipos: interesseiros, soberbos, fingidos, sinceros.
Saibamos selecionar bem nossos amigos, a amizade de um amigo leal
é um verdadeiro balsamo na nossa vida,
amigos são bênçãos de Deus na nossa vida,
amigos são importantes,
amigos na verdade são poucos.
Quem nunca se frustou com um amigo?
amigos na verdade são poucos.
Quem nunca se frustou com um amigo?
Quem nunca perdeu um amigo?
Quem nunca chorou por um amigo?
Querido se você tem verdadeiros amigos valorize-os,
ajude-os, ore por eles e com eles, o ame de coração,
pois a Bíblia diz: em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.
Quero exaltar a Deus pelos amigos que tem posto no meu caminho,
que tem servido de remédio para minhas feridas, quem tem estado ao meu lado
nos momentos mais difíceis da minha lida.
A todos meus amigos desejo do mais profundo do meu coração
externar a minha gratidão pela vida de vocês a Deus
e desejar que Ele em sua infinita graça e misericórdia
vos abençoe poderosamente
e que o selo de nossa amizade nunca se apague.
Em Cristo,
José Carlos Alexandre, Pr.
Quem nunca chorou por um amigo?
Querido se você tem verdadeiros amigos valorize-os,
ajude-os, ore por eles e com eles, o ame de coração,
pois a Bíblia diz: em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.
Quero exaltar a Deus pelos amigos que tem posto no meu caminho,
que tem servido de remédio para minhas feridas, quem tem estado ao meu lado
nos momentos mais difíceis da minha lida.
A todos meus amigos desejo do mais profundo do meu coração
externar a minha gratidão pela vida de vocês a Deus
e desejar que Ele em sua infinita graça e misericórdia
vos abençoe poderosamente
e que o selo de nossa amizade nunca se apague.
Em Cristo,
José Carlos Alexandre, Pr.
17 de jul. de 2009
O PERFIL DA MULHER VIRTUOSA
Mulher virtuosa, quem achará? O seu valor excede o de jóias preciosas,
O coração de seu marido está nela, e a ela nenhuma fazenda faltará
Pv. 31.10,11 ss
INTRODUÇÃO: A mulher virtuosa, é aquela que está dentro da vontade de Deus, quando assim acontece vemos os frutos de sua conduta em todas as áreas de sua vida. Você é uma mulher virtuosa?
1. A MULHER VIRTUOSA É UMA MULHER VALOROSA – V.10
1.1. Ela é a coroa de seu marido – Pv. 12.4
1.2. Ela tem um valor inigualável
1.3. Quem acha uma mulher assim alcançou a benevolência(favor) de Deus
2. A MULHER VIRTUOSA É UMA MULHER DE CONFIANÇA – v. 11
2.1. O seu marido confia nela
2.2. por ser confiável ela só lucra com isso
2.3. marido feliz é o marido q tem uma esposa assim. (que pena q muitos não vêem isso, só tem os olhos para a mulher dos outros e não valoriza a q tem em casa)
3. A MULHER VIRTUOSA É UMA MULHER EXPERIENTE – V.16
3.1. Ela não faz negócio algum, sem antes ver, se será vantojoso
3.2. O perigo da mulher que tudo q ver quer adquirir sem examinar antes
3.3. Por agir na experiência ela se mostra uma grande negociante
4. A MULHER VIRTUOSA É UMA MULHER SÁBIA – V.26; Pv. 14.1
4.1. A excelência da sabedoria
4.2. A sabedoria faz brilhar o rosto
4.3. quem não tem sabedoria peça a Deus, que a todos dá liberalmente
4.4. A mulher virtuosa abre a boca com sabedoria.(que benção)
5. A MULHER VIRTUOSA É UMA MULHER DE UM BELISSIMO TESTEMUNHO
5.1. Os vizinhos dão testemunho dela – v.23
5.2. Os filhos dão testemunho dela – eles a chamam de bem-aventurada – v.28
5.3. O marido dá testemunho dela ... muitas mulheres procederam virtuosamente, mais tu a todas és superior... que maravilha – v.28,29
5.4. Deus dá testemunho dela – v.30
Pr. José Carlos Alexandre
14 de jul. de 2009
O BATISMO NAS ÁGUAS
Texto base: Mc. 16.15,16
INTRODUÇÃO: O batismo nas águas é uma ordenança do Senhor Jesus dada a sua igreja aqui na terra. Ele mesmo disse: Ide fazei discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – Mt. 28.19.
1. O QUE É O BATISMO NAS ÁGUAS ?
1.1. É um mandamento bíblico – Mt. 28.19; Mc. 16.15: At. 2.38-41; 22;16; Mt. 3.15, ao tomar a decisão de passar pelas águas batismais o crente está dando uma demonstração pública de sua fé em Cristo Jesus e também dando uma resposta positiva ao que Cristo fez pôr Ele – Rm. 5.9 ss; At.8.29 ss
2. CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA SER BATIZADO NAS ÁGUAS
2.1. Arrependimento sincero – At.2.38
2.2. Fé pessoas em Cristo Jesus – At. 8.36-38; Cl. 2.12; At. 16.31-33
2.3. Abandono as coisas do mundo – At. 19.19; Gl.2.20
3. A DOUTRINA DO BATISMO EM ÁGUAS
3.1. Doutrina ordenada pôr Jesus – Mc. 16.15,16
3.2. Doutrina formulada por Jesus – Mt. 28.19
3.3. Doutrina praticada por João Batista – Mt. 3.5-12
3.4. Doutrina praticada pelo discípulos do Senhor Jesus – Jo. 4.2
3.5. Doutrina tida pôr necessária – At. 2.38
4. DIFERENTES CLASSES DE BATISMOS
4.1. Batismo de João – At. 19.3
4.2. Batismo pessoas de Jesus – Mt. 3.16
4.3. Batismo de Sofrimento – Lc. 12.50
4.4. Batismo na Nuvem e no mar – I Co. 10.2
4.5. Batismo no Espírito Santo – Mt. 3.11
4.6. Batismo no corpo de Cristo – I Co. 12.13; Rm.12.5
5. O SIGNIFICADO DO BATISMO EM ÁGUAS
Texto base: Mc. 16.15,16
INTRODUÇÃO: O batismo nas águas é uma ordenança do Senhor Jesus dada a sua igreja aqui na terra. Ele mesmo disse: Ide fazei discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – Mt. 28.19.
1. O QUE É O BATISMO NAS ÁGUAS ?
1.1. É um mandamento bíblico – Mt. 28.19; Mc. 16.15: At. 2.38-41; 22;16; Mt. 3.15, ao tomar a decisão de passar pelas águas batismais o crente está dando uma demonstração pública de sua fé em Cristo Jesus e também dando uma resposta positiva ao que Cristo fez pôr Ele – Rm. 5.9 ss; At.8.29 ss
2. CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA SER BATIZADO NAS ÁGUAS
2.1. Arrependimento sincero – At.2.38
2.2. Fé pessoas em Cristo Jesus – At. 8.36-38; Cl. 2.12; At. 16.31-33
2.3. Abandono as coisas do mundo – At. 19.19; Gl.2.20
3. A DOUTRINA DO BATISMO EM ÁGUAS
3.1. Doutrina ordenada pôr Jesus – Mc. 16.15,16
3.2. Doutrina formulada por Jesus – Mt. 28.19
3.3. Doutrina praticada por João Batista – Mt. 3.5-12
3.4. Doutrina praticada pelo discípulos do Senhor Jesus – Jo. 4.2
3.5. Doutrina tida pôr necessária – At. 2.38
4. DIFERENTES CLASSES DE BATISMOS
4.1. Batismo de João – At. 19.3
4.2. Batismo pessoas de Jesus – Mt. 3.16
4.3. Batismo de Sofrimento – Lc. 12.50
4.4. Batismo na Nuvem e no mar – I Co. 10.2
4.5. Batismo no Espírito Santo – Mt. 3.11
4.6. Batismo no corpo de Cristo – I Co. 12.13; Rm.12.5
5. O SIGNIFICADO DO BATISMO EM ÁGUAS
5.1. Identificação do crente com a pessoa bendita do Senhor Jesus – Gl.3.27
5.2. Morte – Rm. 6.3, pelo ato de descermos as águas, declaramos publicamente que Cristo morreu em nosso lugar, e que nós é que merecíamos a morte de cruz.
5.3. Sepultura – Rm. 6.4, o nosso velho homem deve ser sepultado para sempre, com todo o seu egoísmo e vícios mundanos.
5.4. Ressurreição – Rm. 6.4,6,8,9,11, o crente morre para este mundo vil e ressurge para uma vida de estreita comunhão com o Pai Celestial.
CONCLUSÃO: Já tomastes a decisão de descer as águas batismais ? e ter uma completa identificação com a pessoa augusta de nosso Senhor Jesus Cristo ? eu te aconselho, tome a decisão urgente e desça as águas, ao fazer isso estarás dizendo que o mundo para você morreu e você para o mundo. A decisão é sua.. Amém!
José Carlos Alexandre,Pr.
“E quanto mais sábio foi o prregador; tanto mais sabedoria ao povo ensinou”...
O CASAMENTO
INTRODUÇÃO: O casamento é uma instituição social de origem divina, fundado por Deus para a felicidade do homem e da mulher – Gn. 2.18,22-24
FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UM BOM CASAMENTO
1.1. DEUS. Isto é marido + mulher + Deus
1.2. amor mútuo e pleno do casal – amar é viver um para o outro, para fazê-lo feliz, é um auto sacrifício entre duas pessoas. A Bíblia diz que o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera. Logo o amor é mais que um sentimento, mais que um suspirar, mais do que sonhar, mais do que um ato institivo.
1.3. Casamento feito no SENHOR – I Co. 7.39
1.4. Maturidade do casal (os atos do coração devem ser presididos pela cabeça)
1.5. Preparação dos noivos e orientação pré-marital.
IMPLICAÇÕES DADAS POR DEUS NO CASAMENTO (Gn.2.18,22-25)
2.1. deixar pai e mãe – “Por isso deixará o homem pai e mãe” este deixar é:
2.1.1. geográfico
2.1.2. financeiro
2.1.3. emocional
no hebraico o verbo usado para deixar tem o sentido de “abandonar”.
2.2. o compromisso – “ se une a sua mulher”
2.2.1 – é um relacionamento permanente
2.2.2 – é um relacionamento monogâmico
2.2.3 – é um relacionamento exclusivo
unir – verbo que vem do termo grego “proskollao” que significa aderir intimamente, cujo sentido literal é grudar.
A unidade – “tornando-se uma só carne”
3.3.1. É uma expressão física
3.3.2. Para haver unidade são necessárias duas pessoas
3.3.3. Não siginifica que cada um perderá a sua identidade
A intimidade – “ambos estavam nus homem e a sua mulher e não se envergonhavam” Gn.2.25
4.4.1. O verdadeiro casamento é aquele em que há transparência
4.4.2. O verdadeiro casamento é aquele em que há intimidade
4.4.3. O verdadeiro casamento é aquele em casais não se envergonham um do outro
3. O MAU CASAMENTO
PASSOS QUE LEVAM ALGUÉM A UM MAU CASAMENTO
3.1. Casamento sem base amorosa
3.2. Casamento arranjado por outras pessoas
3.3. Casamento arranjado por profecias
3.4. Casamento por mero instinto sexual
3.5. Casamento para preencher um vazio na vida
4. EXPRESSÕES DE OURO QUE NÃO PODEM FALTAR NO CASAMENTO
4.1. Reconheça o seu erro;
4.2. Peça perdão pelo erro cometido;
4.3. Eu te amo (ao pedir perdão reafirme o seu amor pelo seu cônjuge).
5. AS FACES DO CASAMENTO
5.1. O CASAMENTO É UMA VIAGEM
5.1.1. Exige preparação
5.1.2. Exige um bom roteiro
5.1.3. Exige um destino certo
5.2. O CASAMENTO É UM CONTRATO
5.2.1. Exige amor
5.2.2. Exige fé
5.2.3. Exige fidelidade
5.3. O CASAMENTO É UM SACRIFICIO
5.3.1. Sacrifício do esposo
5.3.2. Sacrifício da esposa
5.3.3. Sacrifício de ambos para um vida melhor
5.4. O CASAMENTO É UM DESAFIO
5.4.1. O desafio de partir para um tipo desconhecido de vida
5.4.2. O desafio de viver com alguém até que a morte os separe
5.4.3. O desafio de vencer juntos as dificuldades da vida
DEVERES DO MARIDO NO CASAMENTO
6.1.1. O dever de amar sua esposa – Ef. 5.28,29
6.1.2. O dever de cuidar da sua esposa – I Tm. 5.8
6.1.3. O dever de respeitar sua esposa – I Ped. 3.7; Hb. 13.4
DEVERES DA MULHER NO CASAMENTO
7.1. O dever de amar o seu esposo -
7.2. O dever de ser submissa ao seu esposo – Ef. 5.22-24
7.3. O dever de cuidar do lar – Pv. 31.10ss
7.4. O dever de ser sábia – Pv. 14.1
DICAS PARA UM CASAMENTO FELIZ
8.1. Comunicação plena entre o casal
8.2. Evite criticar seu companheiro (a)
8.3. Faça elogios sinceros um ao outro – Ct. 6.7,8,9; Pv. 31.29
8.4. Não se esqueça de datas importantes
8.5. Fidelidade – Ml. 2.14
8.6. Não grite um com o outro (exceto se a casa estiver pegando fogo)
8.7. Tirem um tempo para saírem juntos e conversarem
8.8. Mantenha sempre acessa a chama do amor – Gn. 26.8
CONCLUSÃO: O desejo de Deus é que cada casal experimente a benção dele no casamento e seja feliz até que a morte os separe. Lembra-te sempre de uma coisa: casamento feliz é aquele em que o casal espera em Deus e na sua Palavra e vivem de conformidade com ela.
A Deus seja glória!!!
Pr. José Carlos Alexandre
FILHOS E A BENÇÃO DA OBEDIÊNCIA
Textos: I Sm. 2.12-34;3.1-21; 4.1-22; Dt. 6.4-8; Sl. 109.17
INTRODUÇÃO: Os filhos são vistos na Bíblia como dons de Deus para nós, e podem nos trazer tanto alegrias como tristezas. Quando os mesmos trilham caminhos de obediência, só nos trazem satisfação e alegrias.
PRINCIPIOS IMPORTANTES PARA CRIARMOS FILHOS NO TEMOR DA PALAVRA DO SENHOR
· Ouvir – os pais precisam ouvir a voz de Deus....
· Obedecer – quando os pais desobedecem a Deus, fica difícil os filhos obedece-los de coração.
· Amar – devemos amar ao Senhor e nos entregarmos a Ele de todo coração.
· Ensinar – existem 4 maneiras de transmitir ensino aos nossos filhos – Dt. 4.6-8:
a) diligentemente;
b) b) repetidamente – dia e noite;
c) Naturalmente – quando assentamos, levantamos, andamos, deitamos, devemos procurar oportunidades para ensinar nossos filhos;
d) Pessoalmente – é o ensino mais eficaz, tem resultados tremendos, através de nosso exemplo e amor a Deus isso é possível.
CAUSAS DOS PROBLEMAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS
Instabilidade no Lar;
Falha dos pais;
Necessidades não satisfeitas – os filhos tem necessidades de: a) segurança; b) aceitação; c)amor; d) louvor; e) disciplina; f) necessidade de Deus
Negligência espiritual – vide Sl. 78
OS EFEITOS DOS PROBLEMAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS
Efeitos nos pais;
Efeitos nos filhos;
Depressão;
Incapacidade de aprendizado;
Distúrbios da personalidade;
Efeitos patológicos
COMO EVITAR PROBLEMAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS
Vide Dt. 28 e 29
Treinando-os espiritualmente;
Enriquecimento conjugal;
Treinamento dos pais;
Encorajamento.
A OBEDIÊNCIA DOS FILHOS AOS PAIS – Ef. 6.1-3; Cl. 3.20 – COMO DEVE SER:
O modo da obediência: No Senhor
A razão da obediência: Porque isto é justo
A Benção da Obediência: Para que te vá bem e vivas...
EXEMPLOS DE FILHOS OBEDIENTES:
José do Egito – vide a benção sobre sua vida – Gn. 49.22; Dt. 33.13-17
Isaque – Gn. 22.6-10
Samuel – I Sm 3
Jesus – Lc. 2.51
O PERIGO DA DESOBEDIÊNCIA
veja o caso de Eli e seus filhos – I Sm. 2.12-34;4.1-22
Eli não os corrigiu como devia;
Eram moços ímpios, profanos;
Eram grandes pecadores;
Deus queria os matar;
O pai honrava mais a eles do que a Deus;
Tiveram um fim trágico;
A maldição estava sobre sua família;
Por causa da desobediência deles, foi-se a glória de Israel
VEJAMOS O BELO EXEMPLO DE SAMUEL
Um filho consagrado a Deus
Sua mãe o levava ao templo ( a importância de levar os filhos à casa de Deus);
Vide seus trajes ( túnica e estola sacerdotal);
Crescia diante do Senhor;
Teve uma experiência marcante com Deus;
Deus era com ele;
Foi confirmado como um grande profeta
Com certeza tinha a benção sobre sua vida, pois foi um filho obediente.
NOTA: Eu não preciso da benção para ser obediente;
Eu preciso ser obediente para ter e ser uma benção!!!
Textos: I Sm. 2.12-34;3.1-21; 4.1-22; Dt. 6.4-8; Sl. 109.17
INTRODUÇÃO: Os filhos são vistos na Bíblia como dons de Deus para nós, e podem nos trazer tanto alegrias como tristezas. Quando os mesmos trilham caminhos de obediência, só nos trazem satisfação e alegrias.
PRINCIPIOS IMPORTANTES PARA CRIARMOS FILHOS NO TEMOR DA PALAVRA DO SENHOR
· Ouvir – os pais precisam ouvir a voz de Deus....
· Obedecer – quando os pais desobedecem a Deus, fica difícil os filhos obedece-los de coração.
· Amar – devemos amar ao Senhor e nos entregarmos a Ele de todo coração.
· Ensinar – existem 4 maneiras de transmitir ensino aos nossos filhos – Dt. 4.6-8:
a) diligentemente;
b) b) repetidamente – dia e noite;
c) Naturalmente – quando assentamos, levantamos, andamos, deitamos, devemos procurar oportunidades para ensinar nossos filhos;
d) Pessoalmente – é o ensino mais eficaz, tem resultados tremendos, através de nosso exemplo e amor a Deus isso é possível.
CAUSAS DOS PROBLEMAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS
Instabilidade no Lar;
Falha dos pais;
Necessidades não satisfeitas – os filhos tem necessidades de: a) segurança; b) aceitação; c)amor; d) louvor; e) disciplina; f) necessidade de Deus
Negligência espiritual – vide Sl. 78
OS EFEITOS DOS PROBLEMAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS
Efeitos nos pais;
Efeitos nos filhos;
Depressão;
Incapacidade de aprendizado;
Distúrbios da personalidade;
Efeitos patológicos
COMO EVITAR PROBLEMAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS
Vide Dt. 28 e 29
Treinando-os espiritualmente;
Enriquecimento conjugal;
Treinamento dos pais;
Encorajamento.
A OBEDIÊNCIA DOS FILHOS AOS PAIS – Ef. 6.1-3; Cl. 3.20 – COMO DEVE SER:
O modo da obediência: No Senhor
A razão da obediência: Porque isto é justo
A Benção da Obediência: Para que te vá bem e vivas...
EXEMPLOS DE FILHOS OBEDIENTES:
José do Egito – vide a benção sobre sua vida – Gn. 49.22; Dt. 33.13-17
Isaque – Gn. 22.6-10
Samuel – I Sm 3
Jesus – Lc. 2.51
O PERIGO DA DESOBEDIÊNCIA
veja o caso de Eli e seus filhos – I Sm. 2.12-34;4.1-22
Eli não os corrigiu como devia;
Eram moços ímpios, profanos;
Eram grandes pecadores;
Deus queria os matar;
O pai honrava mais a eles do que a Deus;
Tiveram um fim trágico;
A maldição estava sobre sua família;
Por causa da desobediência deles, foi-se a glória de Israel
VEJAMOS O BELO EXEMPLO DE SAMUEL
Um filho consagrado a Deus
Sua mãe o levava ao templo ( a importância de levar os filhos à casa de Deus);
Vide seus trajes ( túnica e estola sacerdotal);
Crescia diante do Senhor;
Teve uma experiência marcante com Deus;
Deus era com ele;
Foi confirmado como um grande profeta
Com certeza tinha a benção sobre sua vida, pois foi um filho obediente.
NOTA: Eu não preciso da benção para ser obediente;
Eu preciso ser obediente para ter e ser uma benção!!!
É TEMPO DE BUSCAR AO SENHOR
Amados estamos atravessando dias difíceis sobre a face da terra, o mundo vai de mal a pior, caminhando a passos distantes para o abismo; urge a necessidade urgente em nossos corações de buscarmos a presença santa do Senhor nosso Deus, em favor de nossa vida, de nossa família, de nosso ministério e da igreja do Senhor Jesus. A Bíblia diz: buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo vosso coração. Você tem buscado ao Senhor? Se não tens, faça hoje mesmo, ainda temos tempo, Jesus está voltando, busque a Deus em oração, busque a santidade, busque o perdão, busque a comunhão com o Senhor. Não é tempo de olharmos para trás, nem para as adversidades que nos cercam, mas é tempo de buscarmos ao SENHOR, e buscarmos com diligência, com temor, com amor, com a nossa própria alma. Hoje o Espírito Santo te convoca para que você busque imediatamente a presença do Senhor, pois só assim você poderá viver uma vida vitoriosa em Cristo. Lembre-se não é tempo de buscar riquezas, pois elas não são duráveis, nem bens terrenos, nem fama, pois tudo isso passa; A Bíblia diz que o mundo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre, então levante agora mesmo e comece a buscar o Senhor.
“Ao Rei consagro o que Fiz”... Sl. 45.1
Pr. José Carlos Alexandre
“Ao Rei consagro o que Fiz”... Sl. 45.1
Pr. José Carlos Alexandre
6 de jul. de 2009
O ARREBATAMENTO DA IGREJA
I Tess. 4:16 a 18
1 - DEFINIÇÃO DA PALAVRA ARREBATAMENTO
A palavra “Arrebatamento” não aparece nas escrituras, mas a idéia do termo está inserida nas passagens que descrevem o mesmo, isto é, no contexto que diz: ...”seremos arrebatados”...(I Tess.4:17)
A presente expressão obedece a seguinte sentença : “tirar” , “arrancar”, “levar”, “afastar” , tirar por força ou violência, etc. Também tem o sentido de transportar de um lado para o outro, isto é, de uma dimensão inferior, para uma dimensão superior. No latim temos a palavra RAPTUS equivale a HARPAZO no grego e significa: arrebatado com força ou rapidamente. A vinda de Jesus é mencionada 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo e 318 no Novo Testamento.
2- A TRÍPLICE RELAÇÃO DA VINDA DE JESUS
IGREJA
ISRAEL
A NAÇÕES
PARA O ARREBATAMENTO
PARA RECEBER O MESSIAS 7 ANOS DEPOIS
PARA O MILÊNIO
O SIGNIFICADO DO ARGUMENTO ACIMA ESTÁ BASEADO EM I Tess. 4:16 CONFORME MOSTRAMOS ABAIXO
“O ALARIDO”...
“A VOZ DO ARCANJO”...
“A TROMBETA DE DEUS”...
2.1 – EM RELAÇÃO A IGREJA – Jesus vem para ressuscitar os que dormem e transformar os crentes vivos. E é nos apresentada como grande expectativa e esperança (I Co 15:51,52; Fp 3:20; I Tm. 6:14)
2.2 – PARA ISRAEL – A volta do Senhor, será para o cumprimento de todas as profecias que dizem respeito a sua conversão ( Am 9:11,12; At. 15:14 a 17)
2.3 – EM RELAÇÃO AS NAÇÕES – A volta do Senhor será para a destruição do presente sistema político universal (Dn. 2:44,45; Ap. 9:11) sendo que esses dois últimos acontecimentos se darão somente sete anos após o arrebatamento.
3 – CINCO TERMOS TÉCNICOS USADOS NA LÍNGUA GREGA QUE DESCREVEM A VOLTA DE JESUS:
3.1 – OPTOMAI (aparecer) Hb. 9:28
3.2 – ERCOMAI ( vir) Jo 14:3
3.3 – EPHANOS ( aparição) I Tm 6:14
3.4 – APOKALYPSIS ( revelação/desvendamento) I Co 1:7
3.5 – PAROUSIA ( presença ou vinda) II Tess. 2:
4 – PROMESSAS REFERENTES A VOLTA DO SENHOR JESUS
4.1 – A promessa falada pelos profetas – Jd. Vers. 14 ; II Pe 1:20
4.2 - A promessa falada pelos apóstolos – II Pe 3:10; Tt 2:14
4.3 - A promessa falada pelos anjos – At 1:10 e 11
4.4 - A promessa falada pelo próprio Jesus – Jo 14-3; Ap 3:11
5 – SINAIS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE JESUS
5.1 – A nação israelita – Lc 21:29 e 30
5.2 – Sinais no mundo moral – II Tm 3:1 a 5
5.3 – Terremotos – Lc. 21.11
5.4 – SINAIS NA IGREJA (Isso se dará em três grupos)
5.4.1 Apostasia – II Tm 4:1
5.4.2 Frieza espiritual – Mt 24:12
5.4.3 Poderoso avivamento – Pv 1:23; Jl 2:28, 29; Is 35:7 ;
e também em 2 dimensões:
a) Teológica – abandono dos verdadeiros ensinos da Biblia
b) moral – abandono da comunhão com Cristo e completo envolvimento com o pecado
6 – AS FASES DA VINDA DE JESUS – A Segunda vinda de Cristo dar-se-á em duas fases. A primeira é conhecida como “RAPTO” e a Segunda como “REVELAÇÃO “ OU “MANIFESTAÇÃO”, vejamos no quadro abaixo como será isto
RAPTO
REVELAÇÃO
Será secreta – Mt. 24:36 a 43
Será pública – Ap 1:7
Jesus virá nos ares - I Tess 4:16,17
Jesus virá sobre o monte – Zc. 14:4,5
Jesus vem para os santos – I Tess 4:17
Jesus vem com os santos - Jd vers. 14
Haverá alegria – I Jo 3:2
Haverá lamentação – Mt. 24 30
Os ímpios serão deixados – Mt 25:1 a 13
Os ímpios serão destruídos – Mt. 24:41 a 46
Jesus virá como a Estrela da Manhã – Ap 22:16
Jesus virá como o Sol da Justiça – Ml 4:2
Jesus virá como Advogado – I Jo 2:!
Jesus virá como Juiz – Sl 9:8; Ap 19:11,15
Jesus levará a Igreja para uma Festa – Ap 19:7
Jesus trará a Igreja para um Julgamento – Jd 14,15
O Anticristo entra no cenário mundial – Ap 6:1
O Anticristo sai do cenário – Ap 19:20
Jesus virá como Noivo – II Co 11:2;Mt 25:1
Jesus virá como Esposo – Ap 19:7; 21:9
Jesus virá como Senhor da Igreja – IIPe 1:18,19;Mc13:35 a 37.
Jesus virá como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores – Ap 19:14-16.
7 – DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA VINDA DE JESUS, QUANDO ELE VEIO EM CARNE E A SEGUNDA VINDA QUANDO ELE VIR EM GLÓRIA:
PRIMEIRA VINDA
SEGUNDA VINDA
Veio como Cordeiro – Jô. 1.29
Virá como Leão da Tribo de Judá – Ap. 5.5
Foi Julgado – Mt. 26.57-68
Virá para Julgar – Sl. 2.9
Recebeu varadas – Mc. 14.43-45
Regerá as nações com Vara de Ferro – Sl.2.9
Veio em estado de humilhação – Fp. 2.7
Virá com Poder e Grande Glória – Lc. 21.27
Veio e montou sobre um jumentinho – Mt. 21.7
Virá montado sobre um cavalo Branco e no seu manto e na sua coxa tem escrito “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”. – Ap. 19.14 .Glória à Deus!
8 – COMO DEVEMOS AGUARDAR A VOLTA DE JESUS
8.1 – Com paciência – Tg 5:7,8; II Pe 3:9
8.2 – Com vigilância – Mt 25:13; Rom 13:11
8:3 – Com Alegria – Fp 2:15,16; I Tess 4:16,17
8.4 – Com esperança - I Tess 1:10
8.5 – Trabalhando com amor na sua obra – Mt 25:45,46
9 – O QUE PODEMOS E DEVEMOS FAZER ATÉ A VOLTA DE JESUS
9.1 – Pregar o evangelho – Mc 16:15
9.2 – Adorar a Deus – Jo 4:23,24
9:3 – Santificar nossas vidas – Hb 12:14
9:4 – Estar sempre vigilante – Mt 24:43,44
10. COMO SERÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA ?
10.1. Será rápido – I Co. 15.51,52
10.2. Será secreto – Lc. 21.34-36
10.3. Será seletivo – I Ts 4.16-18; Ml. 3.18
10.4. Será glorioso – Lc. 21.27
11. AS ALEGRIAS DO ARREBATAMENTO
11.1. Alegria do noivo que desce – I Ts. 4.16
11.2. Alegria da noiva que sobre – I Ts.4.17,18
11.3. Alegria das lutas q se findam – Rm 8.18
11.4. Alegria de morar no céu para sempre – Sl. 23.6
O céu é uma cidade modelo – Ap. 21.12
12.000x185, o resultado elevado a 3º potência dará a medida cúbica da cidade: 10.941.48.000,00 km, divididos em ruas haveria lugar para 8 milhões de ruas com avenidas de 2.200 Km cada. A cidade é realmente grande, é uma pátria.
12. QUEM NÃO IRÁ SUBIR NO ARREBATAMENTO ?
12.1. Aqueles que são mentirosos
12.2. aqueles que guardam magoas no coração
12.3. Aqueles que estão na igreja, mais não abandonam o pecado
12.4. aqueles que não cancelaram seu compromisso com o mundo
13. A VINDA DE JESUS DESCRITA NA BIBLIA
Em Cantares 8.14 – Ele vem depressa
Em Mt. 24.30 – Ele vem com poder e glória
Em João. 14.3 – Ele vem outra vez
Em I Co. 15.52 – Ele vem num abrir e piscar de olhos
Em I Ts. 4.16-18 – Ele vem do céu
Em Hb. 10.37 – Ele vem sem tardar
Em Ap. 3.11 – Ele vem sem demora
Em Ap. 1.7 – Ele vem com as nuvens
Em 22.20 – Ele vem cedo.
Uma coisa é certa, Jesus virá outra vez, e você está preparado ?
Maranata !!! Ora vem Senhor Jesus !!!!
1 - DEFINIÇÃO DA PALAVRA ARREBATAMENTO
A palavra “Arrebatamento” não aparece nas escrituras, mas a idéia do termo está inserida nas passagens que descrevem o mesmo, isto é, no contexto que diz: ...”seremos arrebatados”...(I Tess.4:17)
A presente expressão obedece a seguinte sentença : “tirar” , “arrancar”, “levar”, “afastar” , tirar por força ou violência, etc. Também tem o sentido de transportar de um lado para o outro, isto é, de uma dimensão inferior, para uma dimensão superior. No latim temos a palavra RAPTUS equivale a HARPAZO no grego e significa: arrebatado com força ou rapidamente. A vinda de Jesus é mencionada 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo e 318 no Novo Testamento.
2- A TRÍPLICE RELAÇÃO DA VINDA DE JESUS
IGREJA
ISRAEL
A NAÇÕES
PARA O ARREBATAMENTO
PARA RECEBER O MESSIAS 7 ANOS DEPOIS
PARA O MILÊNIO
O SIGNIFICADO DO ARGUMENTO ACIMA ESTÁ BASEADO EM I Tess. 4:16 CONFORME MOSTRAMOS ABAIXO
“O ALARIDO”...
“A VOZ DO ARCANJO”...
“A TROMBETA DE DEUS”...
2.1 – EM RELAÇÃO A IGREJA – Jesus vem para ressuscitar os que dormem e transformar os crentes vivos. E é nos apresentada como grande expectativa e esperança (I Co 15:51,52; Fp 3:20; I Tm. 6:14)
2.2 – PARA ISRAEL – A volta do Senhor, será para o cumprimento de todas as profecias que dizem respeito a sua conversão ( Am 9:11,12; At. 15:14 a 17)
2.3 – EM RELAÇÃO AS NAÇÕES – A volta do Senhor será para a destruição do presente sistema político universal (Dn. 2:44,45; Ap. 9:11) sendo que esses dois últimos acontecimentos se darão somente sete anos após o arrebatamento.
3 – CINCO TERMOS TÉCNICOS USADOS NA LÍNGUA GREGA QUE DESCREVEM A VOLTA DE JESUS:
3.1 – OPTOMAI (aparecer) Hb. 9:28
3.2 – ERCOMAI ( vir) Jo 14:3
3.3 – EPHANOS ( aparição) I Tm 6:14
3.4 – APOKALYPSIS ( revelação/desvendamento) I Co 1:7
3.5 – PAROUSIA ( presença ou vinda) II Tess. 2:
4 – PROMESSAS REFERENTES A VOLTA DO SENHOR JESUS
4.1 – A promessa falada pelos profetas – Jd. Vers. 14 ; II Pe 1:20
4.2 - A promessa falada pelos apóstolos – II Pe 3:10; Tt 2:14
4.3 - A promessa falada pelos anjos – At 1:10 e 11
4.4 - A promessa falada pelo próprio Jesus – Jo 14-3; Ap 3:11
5 – SINAIS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE JESUS
5.1 – A nação israelita – Lc 21:29 e 30
5.2 – Sinais no mundo moral – II Tm 3:1 a 5
5.3 – Terremotos – Lc. 21.11
5.4 – SINAIS NA IGREJA (Isso se dará em três grupos)
5.4.1 Apostasia – II Tm 4:1
5.4.2 Frieza espiritual – Mt 24:12
5.4.3 Poderoso avivamento – Pv 1:23; Jl 2:28, 29; Is 35:7 ;
e também em 2 dimensões:
a) Teológica – abandono dos verdadeiros ensinos da Biblia
b) moral – abandono da comunhão com Cristo e completo envolvimento com o pecado
6 – AS FASES DA VINDA DE JESUS – A Segunda vinda de Cristo dar-se-á em duas fases. A primeira é conhecida como “RAPTO” e a Segunda como “REVELAÇÃO “ OU “MANIFESTAÇÃO”, vejamos no quadro abaixo como será isto
RAPTO
REVELAÇÃO
Será secreta – Mt. 24:36 a 43
Será pública – Ap 1:7
Jesus virá nos ares - I Tess 4:16,17
Jesus virá sobre o monte – Zc. 14:4,5
Jesus vem para os santos – I Tess 4:17
Jesus vem com os santos - Jd vers. 14
Haverá alegria – I Jo 3:2
Haverá lamentação – Mt. 24 30
Os ímpios serão deixados – Mt 25:1 a 13
Os ímpios serão destruídos – Mt. 24:41 a 46
Jesus virá como a Estrela da Manhã – Ap 22:16
Jesus virá como o Sol da Justiça – Ml 4:2
Jesus virá como Advogado – I Jo 2:!
Jesus virá como Juiz – Sl 9:8; Ap 19:11,15
Jesus levará a Igreja para uma Festa – Ap 19:7
Jesus trará a Igreja para um Julgamento – Jd 14,15
O Anticristo entra no cenário mundial – Ap 6:1
O Anticristo sai do cenário – Ap 19:20
Jesus virá como Noivo – II Co 11:2;Mt 25:1
Jesus virá como Esposo – Ap 19:7; 21:9
Jesus virá como Senhor da Igreja – IIPe 1:18,19;Mc13:35 a 37.
Jesus virá como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores – Ap 19:14-16.
7 – DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA VINDA DE JESUS, QUANDO ELE VEIO EM CARNE E A SEGUNDA VINDA QUANDO ELE VIR EM GLÓRIA:
PRIMEIRA VINDA
SEGUNDA VINDA
Veio como Cordeiro – Jô. 1.29
Virá como Leão da Tribo de Judá – Ap. 5.5
Foi Julgado – Mt. 26.57-68
Virá para Julgar – Sl. 2.9
Recebeu varadas – Mc. 14.43-45
Regerá as nações com Vara de Ferro – Sl.2.9
Veio em estado de humilhação – Fp. 2.7
Virá com Poder e Grande Glória – Lc. 21.27
Veio e montou sobre um jumentinho – Mt. 21.7
Virá montado sobre um cavalo Branco e no seu manto e na sua coxa tem escrito “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”. – Ap. 19.14 .Glória à Deus!
8 – COMO DEVEMOS AGUARDAR A VOLTA DE JESUS
8.1 – Com paciência – Tg 5:7,8; II Pe 3:9
8.2 – Com vigilância – Mt 25:13; Rom 13:11
8:3 – Com Alegria – Fp 2:15,16; I Tess 4:16,17
8.4 – Com esperança - I Tess 1:10
8.5 – Trabalhando com amor na sua obra – Mt 25:45,46
9 – O QUE PODEMOS E DEVEMOS FAZER ATÉ A VOLTA DE JESUS
9.1 – Pregar o evangelho – Mc 16:15
9.2 – Adorar a Deus – Jo 4:23,24
9:3 – Santificar nossas vidas – Hb 12:14
9:4 – Estar sempre vigilante – Mt 24:43,44
10. COMO SERÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA ?
10.1. Será rápido – I Co. 15.51,52
10.2. Será secreto – Lc. 21.34-36
10.3. Será seletivo – I Ts 4.16-18; Ml. 3.18
10.4. Será glorioso – Lc. 21.27
11. AS ALEGRIAS DO ARREBATAMENTO
11.1. Alegria do noivo que desce – I Ts. 4.16
11.2. Alegria da noiva que sobre – I Ts.4.17,18
11.3. Alegria das lutas q se findam – Rm 8.18
11.4. Alegria de morar no céu para sempre – Sl. 23.6
O céu é uma cidade modelo – Ap. 21.12
12.000x185, o resultado elevado a 3º potência dará a medida cúbica da cidade: 10.941.48.000,00 km, divididos em ruas haveria lugar para 8 milhões de ruas com avenidas de 2.200 Km cada. A cidade é realmente grande, é uma pátria.
12. QUEM NÃO IRÁ SUBIR NO ARREBATAMENTO ?
12.1. Aqueles que são mentirosos
12.2. aqueles que guardam magoas no coração
12.3. Aqueles que estão na igreja, mais não abandonam o pecado
12.4. aqueles que não cancelaram seu compromisso com o mundo
13. A VINDA DE JESUS DESCRITA NA BIBLIA
Em Cantares 8.14 – Ele vem depressa
Em Mt. 24.30 – Ele vem com poder e glória
Em João. 14.3 – Ele vem outra vez
Em I Co. 15.52 – Ele vem num abrir e piscar de olhos
Em I Ts. 4.16-18 – Ele vem do céu
Em Hb. 10.37 – Ele vem sem tardar
Em Ap. 3.11 – Ele vem sem demora
Em Ap. 1.7 – Ele vem com as nuvens
Em 22.20 – Ele vem cedo.
Uma coisa é certa, Jesus virá outra vez, e você está preparado ?
Maranata !!! Ora vem Senhor Jesus !!!!
Assinar:
Postagens (Atom)