28 de jul. de 2009

MOBILIZANDO A MOCIDADE PARA O EVANGELISMO

Mc. 16.15













INTRODUÇÃO: Evangelizar o mundo é uma obra que Cristo confiou a nós, seus filhos. Devemos, portanto nos conscientizar da grande responsabilidade que ele nos deu , e nos mobilizarmos para ganhar almas para o reino de Deus. Evangelizar não é invenção, é uma ordem conferida a cada filho de Deus, por isso vamos evangelizar este mundo, Deus conta conosco.

1)Por que evangelizar ?
Porque é uma tarefa confiada a nós (Marcos 16:15), é uma ordem de Jesus (Lucas 10:1), e a situação do mundo nos impulsiona a isto.
1- O mundo jaz no maligno (I JO 5:19).
2- O diabo é o deus deste mundo (II Coríntios 4:4), e também o príncipe (Jo 14:30).
O mundo está naufragando no pecado cada vez mais, mas devemos mostrar que apesar da situação que se encontra o mundo, há uma solução (Jo 10:10), pois Deus amou o mundo (Jo 3:16).
3- A salvação do mundo também depende de nossa responsabilidade:
Devemos falar de Jesus para as pessoas (Ezequiel 33:8 a 11), devemos evangelizar por causa da necessidade espiritual dos homens (I tessalonicenses 4:5; Salmos 115:4 e 8; I Coríntios 10:20).
A situação do homem é ilustrada na Bíblia de diversas maneiras (Lucas 10:30 a 37): o pecador é comparado ao homem que caiu nas mãos do salteador (Satanás), o qual roubou-lhe tudo (os valores espirituais –cf. Rm 3:23), e o deixou caído no meio da estrada do pecado (Oséias 14:1);um sacerdote passou pela vítima e nada fez (assim fazem as religiões-cf. Cl 2:20-23 / II Timóteo 3:5); também um levita passou pelo ferido e nada fez (filosofias Atos 17:20 e 21); porém o samaritano ao passar compadeceu-se da vítima e foi ao encontro dele, para tratar de suas feridas.Ele passou azeite e vinho na ferida do homem (Azeite->faz brilhar o rosto e vinho->símbolo de alegria são símbolos de duplo efeito da palavra de DEUS). E nós como bons samaritanos também temos o remédio que pode curar a ferida deste mundo que é o pecado.
· Devemos evangelizar porque esta tarefa é:
1-Sublime: pois o crente é colocado na posição de cooperador de Deus e para ser pescador de homens (I Pedro 3:9,Mt 4: 9).
2- Importante: pois se trata de livrar os que estão destinados a matança (Provébios 24:11 e 12).
3-Urgente:porque vem a noite quando ninguém, mais pode trabalhar (Jo9:4).
Poucos são os obreiros, e essa é uma das maiores razões do por que de evangelizar, pois realmente são poucos os obreiros (Lucas 10:2).

2)Quando Evangelizar?
Devemos agora (II Co 6:2), Satanás não dorme (Mt 13:25), se não pregarmos a
Palavra aos pecadores não ouviram e como serão salvos (Rm 10:14). Devemos evangelizar agora porque os nossos dias aqui são breves (Sl 90:10). E a morte pode chegar a qualquer momento e após ela não há como se arrepender (Lc 12:20, Hb 9:27).
Após a morte há duas eternidades que esperam o homem: a vida eterna e a morte eterna (Daniel 12:2), e como escapará o homem da morte eterna se ele não atentar para a tão grande salvação (Hb 2:3), por isso preguemos hoje mesmo com urgência para que possamos salvar o maior número possível de almas do fogo (Judas 23). Deus deseja que todos se salvem I Tm 2: 3 e 4.
Evangelizemos agora, Deus conta conosco, evangelizemos agora mesmo que custe a nossa própria vida, há muitas pessoas nesta cidade (Atos 18: 9 e 10), quer ouçam ou deixem de ouvir (Ezequiel 2:4 e 5), certamente alguns crerão (atos 17:34).Há razões do por que de evangelizar agora? : Devemos evangelizar agora, pois assim estaremos contribuindo para que aumente o número de pessoas para o reino de Deus e para a igreja. Também para que haja o maior número de cooperadores e intercessores na obra de Deus, havendo tanto crescimento espiritual como financeiro.

3) Onde Evangelizar?
O campo é o mundo (Mt 13: 18, Marcos 16:15), o primeiro lugar onde o cristão deve evangelizar é a sua própria cidade (Atos1:8). Seja um ganhador de almas e semeador, leve a palavra a todos quantos tem sede de ouvir a tempo e fora de tempo (II TM 4:2), ainda que custe lágrimas , o resultado sempre será de alegria (Salmos 126: 5 e 6), testifique onde houver um pecador, pois onde tem um pecador , há aí um campo missionário. Nunca se deve olhar para o vento (Ec. 11:4)- (vento das necessidades, da situação financeira,etc.), confie sempre em Jesus que domina o vento (Lucas 8:25).
ü Locais onde o crente deve evanglizar:
ü Em sua casa (I Tm 5:8, Dt 6: 6 e 7 , Atos 16: 31)
ü Entre familiares e parentes (Lc. 8:39, Atos 1:8)
ü Entre seus colegas (Mc 16:15, Jo 1 :41-45)
ü Nas conduções (Atos 8:27-31)
ü De casa em casa (atos 20:20)
ü Nas vilas, bairros e aldeias (Lc. 14:21, Mt 10:11)
ü Nas ruas (Lc 14:21)
ü Nas prisões (Hb. 13:3, Mt 25:36, Fm 10 )
ü Nos hospitais (Mt 25: 36-39)
ü Nas visitas (AT 28:8-10)
ü A beira de rios (ATOS 16: 13-15)
ü Nos navios (AT 27: 21-25)
ü Nas repartições públicas (MC. 2:14)
ü Enfim em todo lugar (I Tm 2:8, At 17: 30).

CONCLUSÃO: Vejamos aí, que não faltam lugares para o cristão evangelizar, o que falta é disposição e amor pelas almas. Mas há muitos obreiros dispostos a colaborar com a obra de Deus, basta que aceitemos o desafio e lancemos as mãos no arado.Que Deus nos abençoe rica e poderosamente, de forma abundante guiando-nos para que possamos salvar as almas do fogo (Judas 23).


Pr. José Carlos Alexandre

"Ao Rei consagro o que fiz..."



Nenhum comentário:

Postar um comentário