6 de out. de 2009

Aconselhamento Cristão na Familia


“...Nunca vos deixei de anunciar todo o Conselho de Deus” – At. 20.27


DEFINIÇÃO: Segundo o dicionário Aurélio, aconselhamento é uma “forma de assistência psicológica destinada à solução de leves desajustamentos de conduta. No caso do aconselhamento cristão podemos defini-lo da seguinte maneira: uma forma de assistência espiritual, física e psicológica destinada à solução de todos os desajustamentos de conduta (leia-se pecado) e os desajustamentos de motivação.

1) O QUE CARACTERIZA UM ACONSELHAMENTO, COMO SENDO CRISTÃO

• Deve ser realizado por um cristão;
• Deve ser centrado em Cristo ( Cristo é o centro de tudo, Nele está a fonte da sabedoria)
• Deve ser alicerçado na igreja ( a igreja é maior comunidade terapêutica do mundo)
• Deve ser centrado na Sagradas Escrituras ( A Bíblia é o nosso Manual de fé e conduta, é o único livro que lê nossa vida, em o poder transformador, ela é uma fonte de cura – vide Sl. 107.20)

2) AS 3 GRANDES DIVISÕES DO ACONSELHAMENTO

• EDUCATIVO – envolve a iniciativa por parte do conselheiro, no sentido de ensinar princípios de saúde mental a grupos;

• PREVENTIVO – procura impedir que os problemas se agravem ou evita completamente a sua ocorrência;

• TERAPÊUTICO – envolve ajuda ao individuo, a fim de que ele trate dos problemas existentes da vida.

3) JESUS, O CONSELHEIRO POR EXCELÊNCIA

Ninguém exerceu um papel tão bem na área do aconselhamento como nosso Amado Mestre, através do seu amor, sua vida, seus exemplos, ele levou indivíduos e famílias inteiras a receberam cura para suas feridas, paz para alma, e vida vitoriosa. Por isso a Bíblia o chama de: Conselheiro – Is. 9.6; o Espírito de conselho estava sobre Ele – Is. 11.1,2, na verdade ninguém nunca falou como Ele. Veja:

• Na resposta ao jovem rico – Lc. 18.18-30
• No encontro com Zaqueu – Lc. 19.1-10
• No encontro com a mulher Samaritana – João 4.1ss
• No encontro com Nicodemos – João 3.1ss
• Na resposta dada às irmãs de Lázaro – João 11.23-40
4) ACONSELHAMENTO NA FAMILIA ENVOLVE OS SEGUINTES PROBLEMAS:

Desde a queda do homem no pecado, o homem tem estado em grandes conflitos, trazendo ao mesmo os seguintes problemas:

• Problema ecológico – separando-o da criação;
• Problema sociológico – separando-o dos seus semelhante;
• Problema psicológico – separando-o de si mesmo;
• Problema espiritual – separando-o de Deus...

Somente através da redenção em Cristo Jesus o homem pode tornar-se uma nova criatura e ter forças para vencer os problemas da vida...Acrescente-se ainda que dentro da área de aconselhamento, deparamos com os seguintes traumas que cercam as famílias, tais como:

• Problemas relacionados com a fé
• Problemas sexuais
• Depressão
• Ansiedade/preocupação
• Problemas com os filhos
• Vícios
• Escola/profissão/emprego
• Pré-matrimonial e matrimonial
• Morte

5) A FINALIDADE DO ACONSELHAMENTO

• Estimular o desenvolvimento da personalidade;
• Ajudar os indivíduos a enfrentarem com eficácia os problemas da vida;
• Prover encorajamento e orientação para quem perdeu alguém querido ou esteja sofrendo decepção;
• Levar o individuo a uma relação pessoal com Cristo

6) QUALIDADES INDISPENSÁVEIS A UM CONSELHEIRO CRISTÃO

• Personalidade positiva;
• Cordialidade;
• Sensibilidade;
• Compreensão;
• Sinceridade;
• Cuidado;
• amor



7) CONSELHOS QUE MUDARAM A HISTÓRIA DE FAMÍLIAS INTEIRAS:

• Eliseu aconselhou a viúva a tomar vasos emprestados, e derramar azeite sobre os mesmos. A situação daquela familia era difícil, o marido falecera, e o credor viria buscar seus filhos para serem escravos, ao obedecer os conselhos do homem de Deus, ela viu o milagre na sua família – cf. II Rs.4.1-7

• A sunamita também alcançou a benção na sua família, ao morrer seu filho , ela saiu ao encontro do homem de Deus, conta sua situação, e o homem de Deus, cheio d sabedoria e compaixão, vê sua amargura de alma e vai até sua casa, ora pelo menino e o mesmo ressuscita, trazendo alegria aquela família – cf II Rs. 4.8ss

• Elias aconselha a viúva de Serepta a fazer um bolo primeiro para ele,e depois, para ela e seu filho, ela obedece a voz do profeta e recebe a benção em sua família – II Rs. 17.8-14

• Uma menina levada cativa de Israel, estava a serviço da mulher de Naamã, ao ver que o mesmo era leproso, aconselha: Oxalá o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria, ele restauraria sua lepra, ao tomar conhecimento do fato, Naamã, vai ao encontro de Eliseu, e o mesmo o aconselha a se banhar 7 vezesno Jordão, ao obedecer o conselho do profeta ele recebe a cura de sua lepra – II Rs.5.1-14

LEMBREMOS:

• O aconselhamento aponta sempre para a solução, cura e restauração de vidas, é de suma importância que ouçamos os conselhos que nos são dados, pois com: conselhos prudentes se faz a guerra – Pv. ; e na multidão dos conselheiros há segurança – Pv.





José Carlos Alexandre, Pr.
CEADER 1940

“... e quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais sabedoria ao povo ensinou”

3 comentários:

  1. pastor nao sei se pode,mas eu quero deixar um pedido nessescito de ajuda ou seja de conselho,fui pra igreja com 8 anos com 18 me casei com um pastor mas meu casamento foi frustado o diabo jogou um espirito de adulterio no meu esposo,lutei mt e sofri mt fiquei 20 anos casada mas foi 20 anos de lutas e varias traicoe inclusive com proprias membras,tive tres filhos ate que um dia ele mesmo descidiu se divorciar pra ele se casar de novo,chorei mt mesmo com tudo que passei.ele se casou teve um filho e continuou sendo pastor e eu nao encontrei forcas e me afastei e com um ano depois do divorcio conheci outro,ja fez 5 anos que estamos juntos mas nao somos casados mas ele e mt bom pra mim um ecelente companheiro mt umilde.mas meu ex apareceu dizendo que se divorciou da mulher e se arrependeu de tudo que me fizera e me pede pra voltar e casar de novo,estou mt confusa nem consigo dormir me ajude pastor,tenho medo de negar e pecar e tenho medo de aceitar e sofrer,e pro outro lado gosto ou amo mt o que ta comigo ha 5 anos me de um conselho

    ResponderExcluir
  2. disculpe estou tao aflita que nem te deixei meus comprimentos,estou assim mas comprimento vc e sua familia e equipe com a paz do senhor e que deixei meu pedido porque seu sayte me transmitiu uma grande confianca gostei mt.me ajude eu te peco de bom coracao a paz.....

    ResponderExcluir
  3. Prezada irmã a paz, desculpe mas so hoje vi seu pedido. eu aconselho a irma a ficar com o atual que a senhora está, pois o outro ja mostrou quem ele é. a senhora agora nao tem compromisso mas com ele.

    ResponderExcluir