29 de jul. de 2009

O QUE QUER DIZER ISTO ?

Amados irmãos em Cristo temos a grata satisfação de apresentar a vocês o meu primeiro DVD de mensagem, que tem por tema: O que quer dizer isto? esta é uma pergunta pentecostal que foi feita no dia de pentecoste, e o apostolo Pedro respondeu: isto é o que foi predito pelo profeta Joel: E há de ser que nos últimos dias, diz o Senhor: que derramarei do meu Espírito sobre toda carne... Jl.2.28, esta mensagem é uma mensagem pentecostal que foi ministrada na Ass. de Deus em Paracambi-RJ, onde o Senhor muito nos abençoou, A Ele externo toda gratidão do meu coração, por essa oportunidade de através deste trabalho levar a sua Palavra aos corações de muitas pessoas. Nosso desejo é que vidas sejam totalmente impactadas ao ouvirem esse dvd, e se isto acontecer a Deus eu transfiro toda honra e toda a glória, pois tudo foi feito por Ele e para Ele, glória pois a Ele eternamente. Amém!
"E quanto mais sábio foi o pregador; tanto mas sabedoria ao povo ensinou..."
Em Cristo
José Carlos Alexandre, Pr.

28 de jul. de 2009

MOBILIZANDO A MOCIDADE PARA O EVANGELISMO

Mc. 16.15













INTRODUÇÃO: Evangelizar o mundo é uma obra que Cristo confiou a nós, seus filhos. Devemos, portanto nos conscientizar da grande responsabilidade que ele nos deu , e nos mobilizarmos para ganhar almas para o reino de Deus. Evangelizar não é invenção, é uma ordem conferida a cada filho de Deus, por isso vamos evangelizar este mundo, Deus conta conosco.

1)Por que evangelizar ?
Porque é uma tarefa confiada a nós (Marcos 16:15), é uma ordem de Jesus (Lucas 10:1), e a situação do mundo nos impulsiona a isto.
1- O mundo jaz no maligno (I JO 5:19).
2- O diabo é o deus deste mundo (II Coríntios 4:4), e também o príncipe (Jo 14:30).
O mundo está naufragando no pecado cada vez mais, mas devemos mostrar que apesar da situação que se encontra o mundo, há uma solução (Jo 10:10), pois Deus amou o mundo (Jo 3:16).
3- A salvação do mundo também depende de nossa responsabilidade:
Devemos falar de Jesus para as pessoas (Ezequiel 33:8 a 11), devemos evangelizar por causa da necessidade espiritual dos homens (I tessalonicenses 4:5; Salmos 115:4 e 8; I Coríntios 10:20).
A situação do homem é ilustrada na Bíblia de diversas maneiras (Lucas 10:30 a 37): o pecador é comparado ao homem que caiu nas mãos do salteador (Satanás), o qual roubou-lhe tudo (os valores espirituais –cf. Rm 3:23), e o deixou caído no meio da estrada do pecado (Oséias 14:1);um sacerdote passou pela vítima e nada fez (assim fazem as religiões-cf. Cl 2:20-23 / II Timóteo 3:5); também um levita passou pelo ferido e nada fez (filosofias Atos 17:20 e 21); porém o samaritano ao passar compadeceu-se da vítima e foi ao encontro dele, para tratar de suas feridas.Ele passou azeite e vinho na ferida do homem (Azeite->faz brilhar o rosto e vinho->símbolo de alegria são símbolos de duplo efeito da palavra de DEUS). E nós como bons samaritanos também temos o remédio que pode curar a ferida deste mundo que é o pecado.
· Devemos evangelizar porque esta tarefa é:
1-Sublime: pois o crente é colocado na posição de cooperador de Deus e para ser pescador de homens (I Pedro 3:9,Mt 4: 9).
2- Importante: pois se trata de livrar os que estão destinados a matança (Provébios 24:11 e 12).
3-Urgente:porque vem a noite quando ninguém, mais pode trabalhar (Jo9:4).
Poucos são os obreiros, e essa é uma das maiores razões do por que de evangelizar, pois realmente são poucos os obreiros (Lucas 10:2).

2)Quando Evangelizar?
Devemos agora (II Co 6:2), Satanás não dorme (Mt 13:25), se não pregarmos a
Palavra aos pecadores não ouviram e como serão salvos (Rm 10:14). Devemos evangelizar agora porque os nossos dias aqui são breves (Sl 90:10). E a morte pode chegar a qualquer momento e após ela não há como se arrepender (Lc 12:20, Hb 9:27).
Após a morte há duas eternidades que esperam o homem: a vida eterna e a morte eterna (Daniel 12:2), e como escapará o homem da morte eterna se ele não atentar para a tão grande salvação (Hb 2:3), por isso preguemos hoje mesmo com urgência para que possamos salvar o maior número possível de almas do fogo (Judas 23). Deus deseja que todos se salvem I Tm 2: 3 e 4.
Evangelizemos agora, Deus conta conosco, evangelizemos agora mesmo que custe a nossa própria vida, há muitas pessoas nesta cidade (Atos 18: 9 e 10), quer ouçam ou deixem de ouvir (Ezequiel 2:4 e 5), certamente alguns crerão (atos 17:34).Há razões do por que de evangelizar agora? : Devemos evangelizar agora, pois assim estaremos contribuindo para que aumente o número de pessoas para o reino de Deus e para a igreja. Também para que haja o maior número de cooperadores e intercessores na obra de Deus, havendo tanto crescimento espiritual como financeiro.

3) Onde Evangelizar?
O campo é o mundo (Mt 13: 18, Marcos 16:15), o primeiro lugar onde o cristão deve evangelizar é a sua própria cidade (Atos1:8). Seja um ganhador de almas e semeador, leve a palavra a todos quantos tem sede de ouvir a tempo e fora de tempo (II TM 4:2), ainda que custe lágrimas , o resultado sempre será de alegria (Salmos 126: 5 e 6), testifique onde houver um pecador, pois onde tem um pecador , há aí um campo missionário. Nunca se deve olhar para o vento (Ec. 11:4)- (vento das necessidades, da situação financeira,etc.), confie sempre em Jesus que domina o vento (Lucas 8:25).
ü Locais onde o crente deve evanglizar:
ü Em sua casa (I Tm 5:8, Dt 6: 6 e 7 , Atos 16: 31)
ü Entre familiares e parentes (Lc. 8:39, Atos 1:8)
ü Entre seus colegas (Mc 16:15, Jo 1 :41-45)
ü Nas conduções (Atos 8:27-31)
ü De casa em casa (atos 20:20)
ü Nas vilas, bairros e aldeias (Lc. 14:21, Mt 10:11)
ü Nas ruas (Lc 14:21)
ü Nas prisões (Hb. 13:3, Mt 25:36, Fm 10 )
ü Nos hospitais (Mt 25: 36-39)
ü Nas visitas (AT 28:8-10)
ü A beira de rios (ATOS 16: 13-15)
ü Nos navios (AT 27: 21-25)
ü Nas repartições públicas (MC. 2:14)
ü Enfim em todo lugar (I Tm 2:8, At 17: 30).

CONCLUSÃO: Vejamos aí, que não faltam lugares para o cristão evangelizar, o que falta é disposição e amor pelas almas. Mas há muitos obreiros dispostos a colaborar com a obra de Deus, basta que aceitemos o desafio e lancemos as mãos no arado.Que Deus nos abençoe rica e poderosamente, de forma abundante guiando-nos para que possamos salvar as almas do fogo (Judas 23).


Pr. José Carlos Alexandre

"Ao Rei consagro o que fiz..."



27 de jul. de 2009

PENTECOSTES, UMA FESTA DE CASA CHEIA


“E cumprindo-se os dias de pentecostes; estavam todos reunidos no mesmo lugar, de repente veio do céu um vento impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados”... At. 2.1ss

O dia de pentecostes marcou de vez a história da igreja do Senhor Jesus, o Espírito Santo fora derramado conforme promessa de Jesus, e veio fortalecer a igreja e enche-la do poder do alto para a mesma proclamar a mensagem do evangelho até aos confins da terra – cf. At.1.8;
pentecostes é uma festa, é uma festa de casa cheia; vede que toda a casa se encheu, não sobrou espaço algum, a casa se encheu de uma glória jamais vista, de um poder jamais sentido, de uma alegria jamais vivida, de uma comunhão jamais sentida, o Espírito Santo encheu toda a casa, todos os discípulos, toda a igreja; que festa linda, que festa gloriosa, as almas dos servos do Senhor se encheram de um gozo inefável que linguagem humana nenhuma jamais poderá explicar.

Depois daquele acontecimento a igreja cresceu, tomou forma, fez valer a promessa do Senhor, alargou as fronteiras, evangelizou o mundo, manteve a sã doutrina, espalhou a mensagem pentecostal que alcançou milhares de vidas, a festa se espalhou não só pela casa, mas pela cidade, pelo mundo afora, chegando até nós também.
Precisamos reviver o pentecostes na sua mas pura simplicidade, precisamos que o Espírito encha de novo nossa casa, nossa vida, nossa família, nosso ministério. Amados não vamos ficar fora desta festa, o pentecostes é uma festa para os salvos, então essa festa é nossa, Jesus te convida: venha para a festa do pentecostes hoje! Ainda dá tempo.

Em Cristo


José Carlos Alexandre, Pr.

“E quanto mais sábio foi o pregador; tanto mas sabedoria ao povo ensinou...”

24 de jul. de 2009

ACONSELHAMENTO CRISTÃO NA FAMILIA

Paz amados e queridos irmãos em Cristo, esse CD de mensagem com um estudo bíblico conforme tema acima, é um CD que estou lançando com o propósito de alcançar vidas e que familias inteiras sejam tocadas pela mensagem da Palavra de Deus. Solicito aos amados irmãos em Cristo oração em meu favor, é uma mensagem simples, porque o evangelho é simples, são pedaços de pães que sobraram, mas creio que podem satisfazer uma alma faminta pela Palavra de Deus, minha oração é que seja, e se assim acontecer a Deus tributarei toda honra e toda glória, pois Dele , por Ele e para Ele são Todas as coisas. Amém!!!
Em Cristo
Pr. José Carlos Alexandre

23 de jul. de 2009

O VALOR DA PALAVRA DE DEUS


O VALOR DA PALAVRA DE DEUS

“lâmpada para os meus pés; é a tua Palavra, e luz para o meu caminho” Sl. 119.105

A Bíblia é a Palavra de Deus por excelência, livro mais amado, mais vendido do mundo, o manual de regra e fé da vida cristã, nada pode tomar o lugar da Palavra de Deus, nem nas nossas vidas, nem nos nossos cultos, nem na igreja. Ela é lâmpada que alumia os nossos pés, e luz que alumia o nosso caminho. Precisamos ler a Bíblia para termos sabedoria – afinal ela é o livro da sabedoria; precisamos crê na Bíblia para alcançarmos a salvação – afinal ela é o livro que garante a Salvação; Jesus disse: quem crê em mim como diz as Escrituras...João. 7.38;
precisamos praticar a Bíblia para alcançarmos uma vida santa diante da presença do Senhor – afinal ela é o livro santo, o autor dela é Santo, a mensagem que ela contém é santa, o homem só pode alcançar a santidade através da Palavra – Santifica-os na verdade a tua Palavra é a verdade _ João 17.17.
A Palavra de Deus é um livro que é para ser lido – Paulo disse: persiste em ler; é um livro para ser crido; é um livro para ser recebido; é um livro para ser conferido – veja o exemplo dos crentes de Beréia; ela é um livro para ser aceito; aceite a Bíblia como fonte principal de tua vida, de tuas meditações, de teu caminhar, de tua família; A Bíblia é a nossa bussola, o nosso espelho, a nossa luz, o nosso guia prático em direção a eternidade.
Deus deseja grandemente que seu povo se volte para sua Palavra, que ame sua Palavra, que obedeça a sua Palavra, que pregue sua Palavra, que honre sua Palavra. Pois é ela que permanece para sempre – Sl. 119.89; ela que purifica o caminho – Sl. 119.9; ela que nos purifica, nos santifica, nos renova, nos liberta, nos abre os horizontes espirituais. Amados voltemos nossos corações para a Bíblia, e Deus fará que nosso caminho seja prospero. Amém


Em Cristo

José Carlos Alexandre, Pr

“E Quanto mais sábio foi o pregador; tanto mas sabedoria ao povo ensinou”

20 de jul. de 2009

AMIGOS







O homem que tem muitos amigos pode congratular-se;
mas há amigos mas chegado que um irmão – PV. 18.24

Hoje se comemora o dia do amigo; um dia importante para todos os que tem amigos,
ter amigos, ser amigo não é tarefa fácil.
Na história de nossas existência,
passará amigos de todos os tipos: interesseiros, soberbos, fingidos, sinceros.
Saibamos selecionar bem nossos amigos, a amizade de um amigo leal
é um verdadeiro balsamo na nossa vida,
amigos são bênçãos de Deus na nossa vida,

amigos são importantes,
amigos na verdade são poucos.
Quem nunca se frustou com um amigo?

Quem nunca perdeu um amigo?
Quem nunca chorou por um amigo?
Querido se você tem verdadeiros amigos valorize-os,
ajude-os, ore por eles e com eles, o ame de coração,
pois a Bíblia diz: em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão.
Quero exaltar a Deus pelos amigos que tem posto no meu caminho,
que tem servido de remédio para minhas feridas, quem tem estado ao meu lado
nos momentos mais difíceis da minha lida.
A todos meus amigos desejo do mais profundo do meu coração
externar a minha gratidão pela vida de vocês a Deus
e desejar que Ele em sua infinita graça e misericórdia
vos abençoe poderosamente
e que o selo de nossa amizade nunca se apague.

Em Cristo,
José Carlos Alexandre, Pr.

17 de jul. de 2009

O PERFIL DA MULHER VIRTUOSA


Mulher virtuosa, quem achará? O seu valor excede o de jóias preciosas,
O coração de seu marido está nela, e a ela nenhuma fazenda faltará
Pv. 31.10,11 ss

INTRODUÇÃO: A mulher virtuosa, é aquela que está dentro da vontade de Deus, quando assim acontece vemos os frutos de sua conduta em todas as áreas de sua vida. Você é uma mulher virtuosa?

1. A MULHER VIRTUOSA É UMA MULHER VALOROSA – V.10
1.1. Ela é a coroa de seu marido – Pv. 12.4
1.2. Ela tem um valor inigualável
1.3. Quem acha uma mulher assim alcançou a benevolência(favor) de Deus

2. A MULHER VIRTUOSA É UMA MULHER DE CONFIANÇA – v. 11
2.1. O seu marido confia nela
2.2. por ser confiável ela só lucra com isso
2.3. marido feliz é o marido q tem uma esposa assim. (que pena q muitos não vêem isso, só tem os olhos para a mulher dos outros e não valoriza a q tem em casa)

3. A MULHER VIRTUOSA É UMA MULHER EXPERIENTE – V.16
3.1. Ela não faz negócio algum, sem antes ver, se será vantojoso
3.2. O perigo da mulher que tudo q ver quer adquirir sem examinar antes
3.3. Por agir na experiência ela se mostra uma grande negociante

4. A MULHER VIRTUOSA É UMA MULHER SÁBIA – V.26; Pv. 14.1
4.1. A excelência da sabedoria
4.2. A sabedoria faz brilhar o rosto
4.3. quem não tem sabedoria peça a Deus, que a todos dá liberalmente
4.4. A mulher virtuosa abre a boca com sabedoria.(que benção)

5. A MULHER VIRTUOSA É UMA MULHER DE UM BELISSIMO TESTEMUNHO
5.1. Os vizinhos dão testemunho dela – v.23
5.2. Os filhos dão testemunho dela – eles a chamam de bem-aventurada – v.28
5.3. O marido dá testemunho dela ... muitas mulheres procederam virtuosamente, mais tu a todas és superior... que maravilha – v.28,29
5.4. Deus dá testemunho dela – v.30


Pr. José Carlos Alexandre

14 de jul. de 2009


O BATISMO NAS ÁGUAS
Texto base: Mc. 16.15,16

INTRODUÇÃO: O batismo nas águas é uma ordenança do Senhor Jesus dada a sua igreja aqui na terra. Ele mesmo disse: Ide fazei discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – Mt. 28.19.

1. O QUE É O BATISMO NAS ÁGUAS ?

1.1. É um mandamento bíblico – Mt. 28.19; Mc. 16.15: At. 2.38-41; 22;16; Mt. 3.15, ao tomar a decisão de passar pelas águas batismais o crente está dando uma demonstração pública de sua fé em Cristo Jesus e também dando uma resposta positiva ao que Cristo fez pôr Ele – Rm. 5.9 ss; At.8.29 ss

2. CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA SER BATIZADO NAS ÁGUAS

2.1. Arrependimento sincero – At.2.38
2.2. Fé pessoas em Cristo Jesus – At. 8.36-38; Cl. 2.12; At. 16.31-33
2.3. Abandono as coisas do mundo – At. 19.19; Gl.2.20

3. A DOUTRINA DO BATISMO EM ÁGUAS

3.1. Doutrina ordenada pôr Jesus – Mc. 16.15,16
3.2. Doutrina formulada por Jesus – Mt. 28.19
3.3. Doutrina praticada por João Batista – Mt. 3.5-12
3.4. Doutrina praticada pelo discípulos do Senhor Jesus – Jo. 4.2
3.5. Doutrina tida pôr necessária – At. 2.38

4. DIFERENTES CLASSES DE BATISMOS

4.1. Batismo de João – At. 19.3
4.2. Batismo pessoas de Jesus – Mt. 3.16
4.3. Batismo de Sofrimento – Lc. 12.50
4.4. Batismo na Nuvem e no mar – I Co. 10.2
4.5. Batismo no Espírito Santo – Mt. 3.11
4.6. Batismo no corpo de Cristo – I Co. 12.13; Rm.12.5

5. O SIGNIFICADO DO BATISMO EM ÁGUAS

5.1. Identificação do crente com a pessoa bendita do Senhor Jesus – Gl.3.27
5.2. Morte – Rm. 6.3, pelo ato de descermos as águas, declaramos publicamente que Cristo morreu em nosso lugar, e que nós é que merecíamos a morte de cruz.
5.3. Sepultura – Rm. 6.4, o nosso velho homem deve ser sepultado para sempre, com todo o seu egoísmo e vícios mundanos.
5.4. Ressurreição – Rm. 6.4,6,8,9,11, o crente morre para este mundo vil e ressurge para uma vida de estreita comunhão com o Pai Celestial.


CONCLUSÃO: Já tomastes a decisão de descer as águas batismais ? e ter uma completa identificação com a pessoa augusta de nosso Senhor Jesus Cristo ? eu te aconselho, tome a decisão urgente e desça as águas, ao fazer isso estarás dizendo que o mundo para você morreu e você para o mundo. A decisão é sua.. Amém!


José Carlos Alexandre,Pr.

“E quanto mais sábio foi o prregador; tanto mais sabedoria ao povo ensinou”...

O CASAMENTO


INTRODUÇÃO: O casamento é uma instituição social de origem divina, fundado por Deus para a felicidade do homem e da mulher – Gn. 2.18,22-24

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA UM BOM CASAMENTO
1.1. DEUS. Isto é marido + mulher + Deus
1.2. amor mútuo e pleno do casal – amar é viver um para o outro, para fazê-lo feliz, é um auto sacrifício entre duas pessoas. A Bíblia diz que o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera. Logo o amor é mais que um sentimento, mais que um suspirar, mais do que sonhar, mais do que um ato institivo.
1.3. Casamento feito no SENHOR – I Co. 7.39
1.4. Maturidade do casal (os atos do coração devem ser presididos pela cabeça)
1.5. Preparação dos noivos e orientação pré-marital.

IMPLICAÇÕES DADAS POR DEUS NO CASAMENTO (Gn.2.18,22-25)

2.1. deixar pai e mãe – “Por isso deixará o homem pai e mãe” este deixar é:
2.1.1. geográfico
2.1.2. financeiro
2.1.3. emocional
no hebraico o verbo usado para deixar tem o sentido de “abandonar”.
2.2. o compromisso – “ se une a sua mulher”
2.2.1 – é um relacionamento permanente
2.2.2 – é um relacionamento monogâmico
2.2.3 – é um relacionamento exclusivo
unir – verbo que vem do termo grego “proskollao” que significa aderir intimamente, cujo sentido literal é grudar.

A unidade – “tornando-se uma só carne”
3.3.1. É uma expressão física
3.3.2. Para haver unidade são necessárias duas pessoas
3.3.3. Não siginifica que cada um perderá a sua identidade

A intimidade – “ambos estavam nus homem e a sua mulher e não se envergonhavam” Gn.2.25
4.4.1. O verdadeiro casamento é aquele em que há transparência
4.4.2. O verdadeiro casamento é aquele em que há intimidade
4.4.3. O verdadeiro casamento é aquele em casais não se envergonham um do outro

3. O MAU CASAMENTO

PASSOS QUE LEVAM ALGUÉM A UM MAU CASAMENTO

3.1. Casamento sem base amorosa
3.2. Casamento arranjado por outras pessoas
3.3. Casamento arranjado por profecias
3.4. Casamento por mero instinto sexual
3.5. Casamento para preencher um vazio na vida

4. EXPRESSÕES DE OURO QUE NÃO PODEM FALTAR NO CASAMENTO
4.1. Reconheça o seu erro;
4.2. Peça perdão pelo erro cometido;
4.3. Eu te amo (ao pedir perdão reafirme o seu amor pelo seu cônjuge).

5. AS FACES DO CASAMENTO
5.1. O CASAMENTO É UMA VIAGEM
5.1.1. Exige preparação
5.1.2. Exige um bom roteiro
5.1.3. Exige um destino certo

5.2. O CASAMENTO É UM CONTRATO
5.2.1. Exige amor
5.2.2. Exige fé
5.2.3. Exige fidelidade

5.3. O CASAMENTO É UM SACRIFICIO
5.3.1. Sacrifício do esposo
5.3.2. Sacrifício da esposa
5.3.3. Sacrifício de ambos para um vida melhor

5.4. O CASAMENTO É UM DESAFIO
5.4.1. O desafio de partir para um tipo desconhecido de vida
5.4.2. O desafio de viver com alguém até que a morte os separe
5.4.3. O desafio de vencer juntos as dificuldades da vida

DEVERES DO MARIDO NO CASAMENTO
6.1.1. O dever de amar sua esposa – Ef. 5.28,29
6.1.2. O dever de cuidar da sua esposa – I Tm. 5.8
6.1.3. O dever de respeitar sua esposa – I Ped. 3.7; Hb. 13.4

DEVERES DA MULHER NO CASAMENTO
7.1. O dever de amar o seu esposo -
7.2. O dever de ser submissa ao seu esposo – Ef. 5.22-24
7.3. O dever de cuidar do lar – Pv. 31.10ss
7.4. O dever de ser sábia – Pv. 14.1

DICAS PARA UM CASAMENTO FELIZ
8.1. Comunicação plena entre o casal
8.2. Evite criticar seu companheiro (a)
8.3. Faça elogios sinceros um ao outro – Ct. 6.7,8,9; Pv. 31.29
8.4. Não se esqueça de datas importantes
8.5. Fidelidade – Ml. 2.14
8.6. Não grite um com o outro (exceto se a casa estiver pegando fogo)
8.7. Tirem um tempo para saírem juntos e conversarem
8.8. Mantenha sempre acessa a chama do amor – Gn. 26.8

CONCLUSÃO: O desejo de Deus é que cada casal experimente a benção dele no casamento e seja feliz até que a morte os separe. Lembra-te sempre de uma coisa: casamento feliz é aquele em que o casal espera em Deus e na sua Palavra e vivem de conformidade com ela.
A Deus seja glória!!!

Pr. José Carlos Alexandre

FILHOS E A BENÇÃO DA OBEDIÊNCIA
Textos: I Sm. 2.12-34;3.1-21; 4.1-22; Dt. 6.4-8; Sl. 109.17


INTRODUÇÃO: Os filhos são vistos na Bíblia como dons de Deus para nós, e podem nos trazer tanto alegrias como tristezas. Quando os mesmos trilham caminhos de obediência, só nos trazem satisfação e alegrias.

PRINCIPIOS IMPORTANTES PARA CRIARMOS FILHOS NO TEMOR DA PALAVRA DO SENHOR

· Ouvir – os pais precisam ouvir a voz de Deus....
· Obedecer – quando os pais desobedecem a Deus, fica difícil os filhos obedece-los de coração.
· Amar – devemos amar ao Senhor e nos entregarmos a Ele de todo coração.
· Ensinar – existem 4 maneiras de transmitir ensino aos nossos filhos – Dt. 4.6-8:
a) diligentemente;
b) b) repetidamente – dia e noite;
c) Naturalmente – quando assentamos, levantamos, andamos, deitamos, devemos procurar oportunidades para ensinar nossos filhos;
d) Pessoalmente – é o ensino mais eficaz, tem resultados tremendos, através de nosso exemplo e amor a Deus isso é possível.

CAUSAS DOS PROBLEMAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS

Instabilidade no Lar;
Falha dos pais;
Necessidades não satisfeitas – os filhos tem necessidades de: a) segurança; b) aceitação; c)amor; d) louvor; e) disciplina; f) necessidade de Deus
Negligência espiritual – vide Sl. 78


OS EFEITOS DOS PROBLEMAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS

Efeitos nos pais;
Efeitos nos filhos;
Depressão;
Incapacidade de aprendizado;
Distúrbios da personalidade;
Efeitos patológicos

COMO EVITAR PROBLEMAS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS
Vide Dt. 28 e 29
Treinando-os espiritualmente;
Enriquecimento conjugal;
Treinamento dos pais;
Encorajamento.

A OBEDIÊNCIA DOS FILHOS AOS PAIS – Ef. 6.1-3; Cl. 3.20 – COMO DEVE SER:
O modo da obediência: No Senhor
A razão da obediência: Porque isto é justo
A Benção da Obediência: Para que te vá bem e vivas...

EXEMPLOS DE FILHOS OBEDIENTES:

José do Egito – vide a benção sobre sua vida – Gn. 49.22; Dt. 33.13-17
Isaque – Gn. 22.6-10
Samuel – I Sm 3
Jesus – Lc. 2.51

O PERIGO DA DESOBEDIÊNCIA
veja o caso de Eli e seus filhos – I Sm. 2.12-34;4.1-22
Eli não os corrigiu como devia;
Eram moços ímpios, profanos;
Eram grandes pecadores;
Deus queria os matar;
O pai honrava mais a eles do que a Deus;
Tiveram um fim trágico;
A maldição estava sobre sua família;
Por causa da desobediência deles, foi-se a glória de Israel

VEJAMOS O BELO EXEMPLO DE SAMUEL

Um filho consagrado a Deus
Sua mãe o levava ao templo ( a importância de levar os filhos à casa de Deus);
Vide seus trajes ( túnica e estola sacerdotal);
Crescia diante do Senhor;
Teve uma experiência marcante com Deus;
Deus era com ele;
Foi confirmado como um grande profeta
Com certeza tinha a benção sobre sua vida, pois foi um filho obediente.

NOTA: Eu não preciso da benção para ser obediente;
Eu preciso ser obediente para ter e ser uma benção!!!

É TEMPO DE BUSCAR AO SENHOR

Amados estamos atravessando dias difíceis sobre a face da terra, o mundo vai de mal a pior, caminhando a passos distantes para o abismo; urge a necessidade urgente em nossos corações de buscarmos a presença santa do Senhor nosso Deus, em favor de nossa vida, de nossa família, de nosso ministério e da igreja do Senhor Jesus. A Bíblia diz: buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo vosso coração. Você tem buscado ao Senhor? Se não tens, faça hoje mesmo, ainda temos tempo, Jesus está voltando, busque a Deus em oração, busque a santidade, busque o perdão, busque a comunhão com o Senhor. Não é tempo de olharmos para trás, nem para as adversidades que nos cercam, mas é tempo de buscarmos ao SENHOR, e buscarmos com diligência, com temor, com amor, com a nossa própria alma. Hoje o Espírito Santo te convoca para que você busque imediatamente a presença do Senhor, pois só assim você poderá viver uma vida vitoriosa em Cristo. Lembre-se não é tempo de buscar riquezas, pois elas não são duráveis, nem bens terrenos, nem fama, pois tudo isso passa; A Bíblia diz que o mundo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre, então levante agora mesmo e comece a buscar o Senhor.

“Ao Rei consagro o que Fiz”... Sl. 45.1

Pr. José Carlos Alexandre

6 de jul. de 2009

O ARREBATAMENTO DA IGREJA


I Tess. 4:16 a 18

1 - DEFINIÇÃO DA PALAVRA ARREBATAMENTO

A palavra “Arrebatamento” não aparece nas escrituras, mas a idéia do termo está inserida nas passagens que descrevem o mesmo, isto é, no contexto que diz: ...”seremos arrebatados”...(I Tess.4:17)

A presente expressão obedece a seguinte sentença : “tirar” , “arrancar”, “levar”, “afastar” , tirar por força ou violência, etc. Também tem o sentido de transportar de um lado para o outro, isto é, de uma dimensão inferior, para uma dimensão superior. No latim temos a palavra RAPTUS equivale a HARPAZO no grego e significa: arrebatado com força ou rapidamente. A vinda de Jesus é mencionada 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo e 318 no Novo Testamento.

2- A TRÍPLICE RELAÇÃO DA VINDA DE JESUS

IGREJA
ISRAEL
A NAÇÕES
PARA O ARREBATAMENTO

PARA RECEBER O MESSIAS 7 ANOS DEPOIS
PARA O MILÊNIO
O SIGNIFICADO DO ARGUMENTO ACIMA ESTÁ BASEADO EM I Tess. 4:16 CONFORME MOSTRAMOS ABAIXO
“O ALARIDO”...

“A VOZ DO ARCANJO”...
“A TROMBETA DE DEUS”...

2.1 – EM RELAÇÃO A IGREJA – Jesus vem para ressuscitar os que dormem e transformar os crentes vivos. E é nos apresentada como grande expectativa e esperança (I Co 15:51,52; Fp 3:20; I Tm. 6:14)

2.2 – PARA ISRAEL – A volta do Senhor, será para o cumprimento de todas as profecias que dizem respeito a sua conversão ( Am 9:11,12; At. 15:14 a 17)

2.3 – EM RELAÇÃO AS NAÇÕES – A volta do Senhor será para a destruição do presente sistema político universal (Dn. 2:44,45; Ap. 9:11) sendo que esses dois últimos acontecimentos se darão somente sete anos após o arrebatamento.

3 – CINCO TERMOS TÉCNICOS USADOS NA LÍNGUA GREGA QUE DESCREVEM A VOLTA DE JESUS:

3.1 – OPTOMAI (aparecer) Hb. 9:28
3.2 – ERCOMAI ( vir) Jo 14:3
3.3 – EPHANOS ( aparição) I Tm 6:14
3.4 – APOKALYPSIS ( revelação/desvendamento) I Co 1:7
3.5 – PAROUSIA ( presença ou vinda) II Tess. 2:

4 – PROMESSAS REFERENTES A VOLTA DO SENHOR JESUS
4.1 – A promessa falada pelos profetas – Jd. Vers. 14 ; II Pe 1:20
4.2 - A promessa falada pelos apóstolos – II Pe 3:10; Tt 2:14
4.3 - A promessa falada pelos anjos – At 1:10 e 11
4.4 - A promessa falada pelo próprio Jesus – Jo 14-3; Ap 3:11


5 – SINAIS QUE ANTECEDEM A VOLTA DE JESUS
5.1 – A nação israelita – Lc 21:29 e 30
5.2 – Sinais no mundo moral – II Tm 3:1 a 5
5.3 – Terremotos – Lc. 21.11
5.4 – SINAIS NA IGREJA (Isso se dará em três grupos)
5.4.1 Apostasia – II Tm 4:1
5.4.2 Frieza espiritual – Mt 24:12
5.4.3 Poderoso avivamento – Pv 1:23; Jl 2:28, 29; Is 35:7 ;
e também em 2 dimensões:
a) Teológica – abandono dos verdadeiros ensinos da Biblia
b) moral – abandono da comunhão com Cristo e completo envolvimento com o pecado

6 – AS FASES DA VINDA DE JESUS – A Segunda vinda de Cristo dar-se-á em duas fases. A primeira é conhecida como “RAPTO” e a Segunda como “REVELAÇÃO “ OU “MANIFESTAÇÃO”, vejamos no quadro abaixo como será isto

RAPTO
REVELAÇÃO
Será secreta – Mt. 24:36 a 43
Será pública – Ap 1:7
Jesus virá nos ares - I Tess 4:16,17
Jesus virá sobre o monte – Zc. 14:4,5
Jesus vem para os santos – I Tess 4:17
Jesus vem com os santos - Jd vers. 14
Haverá alegria – I Jo 3:2
Haverá lamentação – Mt. 24 30
Os ímpios serão deixados – Mt 25:1 a 13
Os ímpios serão destruídos – Mt. 24:41 a 46
Jesus virá como a Estrela da Manhã – Ap 22:16
Jesus virá como o Sol da Justiça – Ml 4:2
Jesus virá como Advogado – I Jo 2:!
Jesus virá como Juiz – Sl 9:8; Ap 19:11,15
Jesus levará a Igreja para uma Festa – Ap 19:7
Jesus trará a Igreja para um Julgamento – Jd 14,15
O Anticristo entra no cenário mundial – Ap 6:1
O Anticristo sai do cenário – Ap 19:20
Jesus virá como Noivo – II Co 11:2;Mt 25:1
Jesus virá como Esposo – Ap 19:7; 21:9
Jesus virá como Senhor da Igreja – IIPe 1:18,19;Mc13:35 a 37.
Jesus virá como Rei dos Reis e Senhor dos Senhores – Ap 19:14-16.

7 – DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA VINDA DE JESUS, QUANDO ELE VEIO EM CARNE E A SEGUNDA VINDA QUANDO ELE VIR EM GLÓRIA:

PRIMEIRA VINDA
SEGUNDA VINDA
Veio como Cordeiro – Jô. 1.29
Virá como Leão da Tribo de Judá – Ap. 5.5
Foi Julgado – Mt. 26.57-68
Virá para Julgar – Sl. 2.9
Recebeu varadas – Mc. 14.43-45
Regerá as nações com Vara de Ferro – Sl.2.9
Veio em estado de humilhação – Fp. 2.7
Virá com Poder e Grande Glória – Lc. 21.27
Veio e montou sobre um jumentinho – Mt. 21.7
Virá montado sobre um cavalo Branco e no seu manto e na sua coxa tem escrito “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”. – Ap. 19.14 .Glória à Deus!

8 – COMO DEVEMOS AGUARDAR A VOLTA DE JESUS
8.1 – Com paciência – Tg 5:7,8; II Pe 3:9
8.2 – Com vigilância – Mt 25:13; Rom 13:11
8:3 – Com Alegria – Fp 2:15,16; I Tess 4:16,17
8.4 – Com esperança - I Tess 1:10
8.5 – Trabalhando com amor na sua obra – Mt 25:45,46

9 – O QUE PODEMOS E DEVEMOS FAZER ATÉ A VOLTA DE JESUS
9.1 – Pregar o evangelho – Mc 16:15
9.2 – Adorar a Deus – Jo 4:23,24
9:3 – Santificar nossas vidas – Hb 12:14
9:4 – Estar sempre vigilante – Mt 24:43,44

10. COMO SERÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA ?
10.1. Será rápido – I Co. 15.51,52
10.2. Será secreto – Lc. 21.34-36
10.3. Será seletivo – I Ts 4.16-18; Ml. 3.18
10.4. Será glorioso – Lc. 21.27

11. AS ALEGRIAS DO ARREBATAMENTO
11.1. Alegria do noivo que desce – I Ts. 4.16
11.2. Alegria da noiva que sobre – I Ts.4.17,18
11.3. Alegria das lutas q se findam – Rm 8.18
11.4. Alegria de morar no céu para sempre – Sl. 23.6

O céu é uma cidade modelo – Ap. 21.12
12.000x185, o resultado elevado a 3º potência dará a medida cúbica da cidade: 10.941.48.000,00 km, divididos em ruas haveria lugar para 8 milhões de ruas com avenidas de 2.200 Km cada. A cidade é realmente grande, é uma pátria.

12. QUEM NÃO IRÁ SUBIR NO ARREBATAMENTO ?
12.1. Aqueles que são mentirosos
12.2. aqueles que guardam magoas no coração
12.3. Aqueles que estão na igreja, mais não abandonam o pecado
12.4. aqueles que não cancelaram seu compromisso com o mundo

13. A VINDA DE JESUS DESCRITA NA BIBLIA
Em Cantares 8.14 – Ele vem depressa
Em Mt. 24.30 – Ele vem com poder e glória
Em João. 14.3 – Ele vem outra vez
Em I Co. 15.52 – Ele vem num abrir e piscar de olhos
Em I Ts. 4.16-18 – Ele vem do céu
Em Hb. 10.37 – Ele vem sem tardar
Em Ap. 3.11 – Ele vem sem demora
Em Ap. 1.7 – Ele vem com as nuvens
Em 22.20 – Ele vem cedo.
Uma coisa é certa, Jesus virá outra vez, e você está preparado ?

Maranata !!! Ora vem Senhor Jesus !!!!

2 de jul. de 2009

MUDANÇAS EXTRAORDINÁRIAS NA FAMILIA


Texto Base – Mc. 5.21-43

INTRODUÇÃO: A família sempre foi alvo dos cuidados do bondoso Deus, ao longo dos anos, tem a família passado por situações difíceis, resultando em desgraças, destruições, mágoas etc., porém quando alcançada pelo amor de Cristo Jesus, recebem mudanças maravilhosas resultando nisso em grande benção. No texto descrito acima, vemos um lindo quadro de duas famílias que foram alcançadas por Jesus, a família de Jairo e a mulher do fluxo de sangue.

1. JAIRO ENFRENTANDO UMA GRANDE CRISE
Sua filha estava doente
Uma noticia desanimadora
Uma grande tristeza em sua casa

2. JAIRO VAI AO ENCONTRO DE JESUS
Veja sua atitude:
Lançou-se aos pés de Cristo (uma atitude de humildade)
Fez uma petição a Cristo: vem, imponha tuas mãos sobre minha filha (uma atitude de fé)
Fez um convite a Cristo, para que este fosse a sua casa (uma atitude de esperança)

3. NO CAMINHO PARA SUA CASA, ACONTECE ALGO INESPERADO
Uma mulher com um sério problema de saúde
Sua situação era delicada (fluxo no sangue)
Nada sabemos sobre sua família
Estava naquele estado há 12 anos
Ela resolve tocar em Jesus (pela lei cerimonial isso era proibido)
Mais com essa atitude ele demonstrou uma grande fé
Esse intervalo nos dar uma grande lição (Jesus estava a caminho da casa de Jairo)
Ele para atender uma mulher (lembre-se a situação da filha de Jairo, era ruim)
É o momento da espera (Cristo nunca se atrasa)
Jesus resolve o problema da mulher
Ele julgou que o problema dela, era necessário resolver naquela hora (Ele sabe tudo)
Isso nos mostra quão bondoso Ele é
Ele tem tempo para atender a todos...Aleluia!!!

4. A NOTICIA TRISTE CHEGA A JAIRO
Tua filha está morta - tem pessoas que são péssimas para dar noticias
Não incomodes o Mestre – isso mostra quão insensíveis são os homens
Agora não adianta nada, vai cuidar do sepultamento.

5. JESUS CONSOLA JAIRO
Não temas, crê somente
Quão bom é quando Cristo está por perto
Sua presença traz consolo

6. JESUS FAZ UMA MUDANÇA EXTRAORDINÁRIA NA FAMILIA DE JAIRO
entra em sua casa – Jesus tem liberdade de entrar em sua casa???
Jesus chama o pai e a mãe da menina – isso deve nos prender a atenção
Jesus devolve a vida a menina
Jesus entrega a menina aos seus pais ....Glória a Deus!!!
Jesus mandou que desse comida a menina – isso fala da necessidade de alimentação familiar (amor, compreensão, perdão etc)

7. QUE LIÇÕES PODEMOS TIRAR DESSA PASSAGEM
Jesus quer ressuscitar o que está morto na tua casa
Jesus devolveu a alegria aquela família – ele quer que sua família seja feliz
Jesus deu vida aquela família – ele quer que tua família tenha vida
Jesus deu vitória aquela família – ele quer que tua família seja vitoriosa
Jesus mudou completamente a história daquela família – Ele quer mudar a história da tua família... creia nisso!!!

LEMBRE-SE:
Duas famílias tiveram suas vidas mudadas no mesmo dia
Hoje é o dia da tua família experimentar mudanças
Aproveite Jesus está no caminho e também está em casa
Toque pela fé em Jesus
Deixe Jesus tocar em sua família

“Ao Rei consagro o que fiz”....

José Carlos Alexandre, Pr.
Ministro do Evangelho